Minimize a crise financeira na gestão municipal e aumente a arrecadação

Minimize a crise financeira na gestão municipal e aumente a arrecadação

Minimize a crise financeira na gestão municipal e aumente a arrecadação

O cenário econômico de incertezas e dificuldades enfrentado pelo Brasil, além de afetar diversos setores da indústria e comercio, também causa prejuízos à gestão pública municipal. Durante o XV Congresso Catarinense de Municípios, realizado de 15 a 17 de março, em Joinville (SC), diversos prefeitos relataram as dificuldades geradas pela crise financeira na gestão municipal.

A prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, também presidente da FECAM, ressaltou a importância do evento para fortalecer o diálogo entre os gestores e profissionais técnicos, a fim de promover o uso responsável e ético dos recursos públicos. Isso porque no mesmo período foi realizado o XII Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, que discutiram alternativas para minimizar os impactos da crise na gestão municipal.

Crise também é sinônimo de oportunidade

O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa ressaltou que a crise é também uma oportunidade para que os gestores públicos busquem novas alternativas, a fim de resolver os problemas de forma criativa e inteligente. O CIGA oferece soluções tecnológicas que minimizam a crise na gestão pública municipal, por meio do uso consciente dos recursos públicos e melhorias nos processos, que promovem o aumento da arrecadação tributária.

O prefeito de Braço do Trombudo e presidente do CIGA, Charles Rafael Schwambach, ressaltou que um dos objetivos da atual gestão do consórcio é ampliar a visibilidade das soluções oferecidas pelo CIGA. Por isso, a importância de marcar presença no Congresso Catarinense de Municípios com um stand para receber os prefeitos demonstrar os sistemas e tirar dúvidas sobre contratos, pagamentos, convênios e cooperações.

[responsive]XV Congresso Catarinense de Municípios[responsive]

Perspectivas para o desenvolvimento sustentável

O economista Raul Velloso, que é PhD em economia pela Yale University, reforça que talvez essa seja a maior crise que o Brasil já viveu. Por isso, a importância de buscar as melhores soluções para reverter esse quadro. O CIGA se apresenta como uma alternativa eficaz no combate à crise financeira na gestão municipal, pois proporciona um custo reduzido na contratação dos sistemas e promove a melhoria dos processos.

O prefeito de Vargem, Nelson Gasperin Junior, destacou a relevância de reunir os prefeitos para discutir conteúdos que apresentem alternativas para vencer a crise financeira na gestão municipal. Vargem é um dos mais de 270 municípios consorciados do CIGA e utiliza as soluções de tecnologia da informação oferecidas pelo consórcio e se beneficia da excelente relação custo-benefício.

Como a tecnologia favorece o aumento da arrecadação

O CIGA fornece sistemas para otimizar a gestão tributária, de obras, das Câmaras Municipais e o Diário Oficial dos Municípios, para as publicações oficiais. Todas as soluções têm um custo reduzido para a contratação por municípios consorciados, são acessíveis por meio da tecnologia em nuvem e atendem a Lei da Transparência Pública.

O sistema de Gestão do Simples Nacional permite maior controle da arrecadação municipal. As informações são atualizadas diariamente de forma automática e o programa permite a geração de relatórios que facilitam e tornam mais ágeis as atividades do fisco. É uma alternativa acessível e eficaz para identificar a inadimplência, indícios de sonegação fiscal e combater a crise financeira na gestão municipal.

[responsive]XV Congresso Catarinense de Municípios[responsive]
Crédito das imagens: Divulgação

 

Os comentários estão fechados.