Porto Velho busca aperfeiçoamento da TI na gestão pública

Porto Velho busca aperfeiçoamento da TI na gestão pública

Porto Velho busca aperfeiçoamento da TI na gestão pública

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA recebeu recentemente a visita de representantes do município de Porto Velho, a capital de Rondônia. O propósito da comitiva foi conhecer boas práticas do uso da TI na gestão pública e o CIGA apresentou o sistema de Gestão do Simples Nacional.

Segundo estimativas do IBGE, Porto Velho é o município mais populoso de Rondônia, com aproximadamente 495 mil habitantes. Entre as cidades mais populosas do Norte do país, Porto Velho é responsável por cerca de 1/3 do PIB do seu Estado. O município busca meios de facilitar o controle da arrecadação e com isso minimizar a inadimplência e indícios de sonegação fiscal. A implantação de soluções de TI na gestão pública otimiza os processos e contribui para o aperfeiçoamento da gestão.

A TI na gestão pública com foco no Simples Nacional

O CIGA fornece um Programa de Gestão do Simples Nacional que analisa os dados fornecidos pelas empresas à Receita Federal. A TI na gestão pública contribui para automatizar e simplificar o processo de fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional. O software permite gerar relatórios personalizados para acompanhar dados sobre a arrecadação.

A inserção da TI na gestão pública tem otimizado diversos processos, facilitando as atividades dos servidores e melhorando a qualidade do trabalho. Com o Programa de Gestão do Simples Nacional muitos municípios conseguiram aumentar a arrecadação tributária e atender mais facilmente as obrigações previstas pela Lei da Transparência.

Entenda os benefícios do Programa de Gestão do Simples Nacional

Quando se fala em TI na gestão pública uma das questões primordiais é a segurança das informações, por isso o CIGA oferece treinamento aos colaboradores para garantir que o uso do sistema seja feito da forma adequada. Além disso, o acesso ao programa é por meio de senhas e criptografia, para garantir a segurança e confiabilidade das informações.

Os municípios que desejam tirar proveito da TI na gestão pública e implantar o Programa de Gestão do Simples Nacional devem se consorciar ao CIGA, aprovando a Lei de Consorciamento na Câmara Municipal de Vereadores. Porto Alegre foi um dos municípios que se consorciou ao CIGA recentemente, nós compartilhamos aqui no blog como foi a capacitação para o uso do Simples Nacional.

O seu município já melhorou a TI na gestão pública? Compartilhe conosco os resultados alcançados.

 

Crédito de imagem: Fabricio Trujillo/CC

Os comentários estão fechados.