CigaColetor

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COLETOR DE DADOS

O CIGA Coletor é um sistema de Integração de Dados municipais para o CIGA . Por meio do CIGA Coletor, as diversas esferas da gestão municipal podem compartilhar de forma segura e organizada dados para aperfeiçoar o funcionamento de serviços como o CIGA Simples, o CIGA Nota e o CIGA CIM e obter informações úteis para a fiscalização tributária do município.

O sistema Coletor de Dados nasce da necessidade, por parte do CIGA, de ordenar, controlar e centralizar o fornecimento de dados feitos pelos usuários dos sistemas do CIGA e também por não-usuários que por ventura sejam fonte primária de informação necessária para execução de algum serviço prestado ou mediado pelo CIGA.

PARCERIAS

Alguns parceiros do CIGA já utilizam do coletor para buscar dados dos entes públicos, são eles:
CREA/SC
CAU
SEFAZ/SC

DIFERENCIAIS

  • Intercâmbio de informações entre os fiscos municipais e estadual.
  • Participação voluntária e sem custo por parte do município.
  • Promoção do combate à evasão fiscal.
  • Fornecimento periódico aos municípios, por meio do retorno da SEF/SC, da volumetria de cartão de crédito por instituição de pagamento.
  • Compartilhamento de forma segura e organizada dos dados para aperfeiçoamento contínuo do funcionamento de serviços como o CIGA Simples, o CIGA Nota e o CIGA CIM.

INTERFACE

A interface do sistema é simples e intuitiva.Em ACESSAR E ENVIAR ARQUIVOS é possível enviá-los. Nesta mesma tela, todos os arquivos já enviados pelo município são listados.
Já em COMPARTILHADOS, com o usuário logado, é possível visualizar os arquivos de retorno da SEF, que consistem na volumetria de cartão de crédito dividido por bandeira.O arquivo de retorno contará com os seguintes dados para cada CNPJ:CNPJ IP Instituição de pagamento Período(AAAAMM) Estabelecimentos Valor débito Valor crédito Valor total Município Arquivo da IP
03.506.307/0001-57 TICKET SOLUCOES HDFGT S/A 201904 2 0 194,01 xxxx Massarandu… T0004461-001.txt Acesse aqui o site do coletor e veja os layouts disponíveis, assim como as perguntas frequentes sobre.

CARTA DE SERVIÇOS

Finalidade do serviço

Disponibiliza o acesso ao sistema CIGA COLETOR ao município, através do endereço web https://coletor.ciga.sc.gov.br/ de forma online, para fornecimento, o compartilhamento e o acesso de dados de forma integrada, visando aperfeiçoar o funcionamento de serviços ofertados pelo CIGA como CIGA Simples, CIGA Nota e CIGA CIM, bem como obter informações úteis para a fiscalização tributária municipal.

Requisitos para a prestação

O município deve firmar contrato de utilização do sistema junto ao CIGA.

Quem pode utilizar

Municípios que estejam consorciados junto ao CIGA.

Tempo de atendimento

O prazo para disponibilização ao sistema é de até 24 horas úteis após o recebimento da solicitação de adesão.

Etapas de atendimento
    1. O município deve estar consorciado junto ao CIGA. Caso ainda não esteja, a Lei de Consorciamento deverá ser aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores do município, e uma cópia da minuta encaminhada ao CIGA no endereço:

      Rua General Liberato Bittencourt, 1885 – Sala 102
      Bairro Canto, Florianópolis/SC
      CEP 88.070.800

      Para maiores informações acesse: https://consorciociga.gov.br/facaparte/

      O CIGA disponibiliza a minuta do Projeto de Consorciamento e Justificativa, que podem ser solicitadas no e-mail fernanda@ciga.sc.gov.br

    2. Disponibilizar todos os dados necessários que forem solicitados para a conclusão da implementação e/ou disponibilização do sistema, informando ao menos um usuário para utilizar o mesmo.
Outras informações

Setor de contratos: atendimento de segunda a sexta-feira das 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30.

Finalidade do serviço

Disponibilizar o acesso de usuário ao sistema CIGA COLETOR mediante cadastro prévio.

Requisitos para prestação

O usuário deverá efetuar cadastro através do portal GOVBR no endereço: https://sso.acesso.gov.br/.

Quem pode utilizar

Municípios com contrato ativo de utilização do sistema CIGA COLETOR.

Tempo de atendimento

Imediato.

Outras informações

Maiores informações: coletor@ciga.sc.gov.br

Finalidade do serviço

Disponibiliza a opção de recupeção de senha ao usuário do sistema CIGA COLETOR.

Requisitos para prestação

O usuário deverá selecionar a recuperação de senha no portal GOVBR através do endereço: https://sso.acesso.gov.br/.

Quem pode utilizar

Usuários que já possuam cadastro no GOVBR e que tenham cadastro de utilização no CIGA Coletor.

Tempo de atendimento

Imediato.

Outras informações

Não há.

Finalidade do serviço

Capacitar usuários na utilização do sistema CIGA COLETOR, através de treinamento presencial (realizado na sede do CIGA) ou remoto (desde que haja condições técnicas do contratante para tal) sem custos adicionais ao contratante, ou ainda in loco, sendo que neste último caso haverá custos extras ao solicitante que devem ser consultados previamente junto ao CIGA.

Requisitos para prestação

      • O solicitante deverá verificar a disponibilidade de agenda junto ao CIGA através do email coletor@ciga.sc.gov.br

      • Caso esteja prevista capacitação na região ou associação de municípios do requerente no prazo de 60 dias antes ou após à data pretendida, a capacitação deverá ser efetuada aproveitando-se a turma já agendada.

      • Caso haja necessidade de nova capacitação em um intervalo de tempo inferior a 12 meses, será dada prioridade aos municípios que ainda não tenham efetuado capacitação, verificada a disponibilidade de agenda do CIGA.

Quem pode utilizar

Municípios com contrato ativo de utilização do sistema CIGA COLETOR.

Tempo de atendimento

Até 30 dias decorrida a solicitação.

Outras informações

Informações básicas de uso do sistema CIGA COLETOR podem ser obtidas em:
https://conhecimento.ciga.sc.gov.br/books/ciga-coletor/page/faq-587

Finalidade do serviço

Fornecer ao usuário do sistema resposta à dúvida operacional, relacionada exclusivamente ao uso do sistema CIGA COLETOR, suas funcionalidades, formas de uso, bem como reportar eventuais inconsistências identificadas no uso do mesmo.

Requisitos para prestação

O solicitante deverá encaminhar e-mail para coletor@ciga.sc.gov.br informando:

    • Uma breve descrição do problema ou dúvida
    • Código do erro, se houver
    • Se possível, anexar imagem da tela onde está ocorrendo o problema
    • Login do usuário onde ocorreu o problema.

Para casos de pequenas dúvidas que possam ser sanadas por telefone, o contato é: (48) 3321-5300.

Quem pode utilizar

Municípios que estejam consorciados junto ao CIGA, com contrato ativo.

Tempo de atendimento

Em até 04 horas úteis após o recebimento.

Outras informações

Material referente às dúvidas mais comuns do sistema CIGA COLETOR pode ser acessado em:
https://conhecimento.ciga.sc.gov.br/books/ciga-coletor/page/faq-587.

Contatos do suporte:

Finalidade do serviço

Fornece ao usuário do CIGA Coletor, à pedido, a emissão de relatórios específicos, desde que não sejam os ora disponibilizados automaticamente pelo sistema.

Requisitos para prestação

O solicitante deverá enviar sua solicitação para coletor@ciga.sc.gov.br informando:

    • O tipo de dado que deverá constar no relatório;
    • O período (intervalo) de tempo que deverá estar contido na consulta.

Poderá ser solicitadas informações adicionais ou documentos para a conclusão da emissão do relatório.

Quem pode utilizar

Municípios que estejam consorciados junto ao CIGA e que estejam ativos no uso do CIGA Coletor.

Tempo de atendimento

Até 15 dias úteis após o recebimento da solicitação o do fornecimento de eventuais pedidos de documentos e/ou informações adicionais por parte do CIGA.

Outras informações

A emissão de relatórios específicos está condicionada à análise por parte do CIGA da viabilidade de emissão dos mesmos.