Servidor público: saiba como tirar proveito da tecnologia

Servidor público: saiba como tirar proveito da tecnologia

Servidor público: saiba como tirar proveito da tecnologia

A excelência deve ser uma preocupação de todo gestor e servidor público, visando o melhor uso dos recursos e o cumprimento da legislação. A implantação de soluções tecnológicas na gestão pública pode otimizar as funções do servidor, simplificar os processos e melhorar os indicadores de qualidade. Neste post você saberá como usar as soluções tecnológicas fornecidas pelo CIGA para a melhoria da gestão pública.

O CIGA acredita que o servidor público pode fazer a diferença ao prestar um serviço de qualidade no exercício de suas funções. Um exemplo é a implantação da gestão por competências, que está chegando ao setor público com o objetivo de tornar as metas, processos e resultados mais claros aos profissionais que atuam em prefeituras, autarquias, fundações e demais instituições públicas.

TI para economia na gestão pública

O advogado e mestre em direito por Harvard, Ronaldo Lemos, afirmou em sua coluna na Folha de São Paulo que a revolução tecnológica nos serviços públicos depende mais de visão do que de dinheiro. O CIGA é um exemplo prático dessa afirmação, o consórcio oferece soluções tecnológicas com o melhor custo x benefício aos municípios consorciados. O servidor público tem um papel importante nessa busca por soluções inovadoras, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados e aproximar a sociedade do poder público.

O papel do servidor público na gestão municipal

O servidor público presta um serviço à sociedade, portanto ao implantar sistemas que simplifiquem suas atividades cotidianas, o gestor também está promovendo uma melhoria ao serviço prestado aos cidadãos. A tecnologia dá mais agilidade ao cumprimento das funções administrativas, por meio de soluções tecnológicas a sociedade pode se tornar mais participativa nas decisões de seus representantes. Um exemplo é o Programa para Gestão das Câmaras de Vereadores, que permite o acompanhamento das sessões legislativas via web.

No post 3 tecnologias que simplificam a gestão municipal destacamos como tornar a Gestão Tributária, a Gestão de Obras e a Gestão das Câmaras Municipais mais fácil para o servidor público. O uso de softwares simplifica os processos, reduz os erros e automatiza inúmeras atividades, como a geração de relatórios para acompanhamento da gestão. Além disso, os sistemas permitem um maior acompanhamento das atividades desenvolvidas, facilitando a tomada de decisões.

Como convencer o prefeito ou secretário a implantar a tecnologia

No serviço público é comum que o gestor mude a cada novo processo eleitoral, entretanto os servidores permanecem, muitas vezes por toda a vida profissional. Portanto, o servidor público deve reunir subsídios, elencar gargalos produtivos e dificuldades enfrentadas no seu cotidiano para solicitar melhorias. Quando o servidor recebe melhores condições de trabalho, também tende a prestar um melhor serviço e contribuir para a qualidade da administração pública.

Você encontra alguma dificuldade em usar a tecnologia no serviço público? Compartilhe conosco ou deixe suas dúvidas nos comentários.

 

Crédito de imagem: startupstockphotos.com/CC

Os comentários estão fechados.