Consorciados do CIGA lideram a Escala Brasil Transparente

Consorciados do CIGA lideram a Escala Brasil Transparente

Foi divulgado o ranking da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT), um índice criado para avaliar a transparência pública dos municípios e Estados brasileiros. Nesta edição, 12 cidades catarinenses alcançaram a nota máxima e destas, 11 são consorciadas do CIGA: Águas Frias, Correia Pinto, Frei Rogério, Imbuia, Papanduva, Presidente Getúlio, Salto Veloso, São Miguel da Boa Vista, Tunápolis, Vargeão e Videira. O município de Apiúna, que também liderou o ranking de municípios na primeira edição, completa a lista dos primeiros colocados.

A Escala Brasil Transparente faz uma avaliação dos municípios que estão cumprindo a Lei de Acesso à Informação. O índice concede notas de zero a dez e com isso cria um panorama de todo o país. Esta edição apresenta um avanço no nível de transparência dos municípios e Estados brasileiros, entretanto mais da metade das cidades avaliadas obteve notas abaixo de dois, numa escala que vai até dez.

Santa Catarina na Escala Brasil Transparente

Esta edição avaliou 85 municípios catarinenses, sendo que 28 obtiveram notas acima de oito. Foram 13 os municípios classificados com notas entre sei a oito e 16 cidades alcançaram notas entre quatro e seis. Na parte debaixo do ranking aparecem 16 catarinenses com índice entre 2 a 4, seguidos por outros 12 municípios com as notas mais baixas, de zero a dois.

No ranking estadual Santa Catarina aparece na 19ª posição, com a nota 6,94. O Estado teve uma queda significativa no comparativo com a primeira edição da Escala Brasil Transparente, quando havia alcançado a nota 9,17 e figurado entre os mais transparentes do país.

Transparência Pública

A Escala Brasil Transparente é divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU), que deseja aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações desenvolvidas por Estados e municípios para atender ao direito de acesso à informação. Confira o ranking completo do cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O CIGA oferece tecnologias para gestão pública que contribuem para o atendimento da Lei de Acesso à Informação. Uma prova disto é que a maioria dos municípios com nota máxima é catarinense e entre os 12 de Santa Catarina que conquistaram a nota dez, somente um não é consorciado do CIGA. Conheça nossos sistemas para a promoção da gestão municipal e compartilhamento de informações. Além de alcançar resultados positivos o seu município também vai economizar mais recursos públicos.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

Os comentários estão fechados.