Summit Cidades promoveu discussão sobre o futuro das cidades

Summit Cidades promoveu discussão sobre o futuro das cidades

Evento, cujo objetivo foi impulsionar o desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e dinâmicas, reuniu mais de 5 mil pessoas de mais de 10 estado do país no Centrosul, em Florianópolis.

Florianópolis foi palco, nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2023, do aguardado Summit Cidades 2023. Realizado no Centrosul, o evento reuniu mais de 100 municípios em busca de soluções inovadoras para potencializar o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, sustentáveis e dinâmicas.

Organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e o Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (CINCATARINA), o Summit Cidades trouxe uma programação abrangente e diversificada, abordando temas cruciais para o progresso urbano.

Com o intuito de fomentar discussões relevantes, o evento englobou áreas como Desenvolvimento Econômico, Educação, Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Turismo, Saneamento e Internacionalização de Cidades. Ao todo, foram realizadas mais de 10 experiências simultâneas, que incluíram uma feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops e quatro palcos interativos: Palco NSC, Palco OAB, Palco Compol e Fepese Experience.

Painel “Identidade Digital e Prefeitura sem Papel” no palco principal do evento

A diversidade de atividades proporcionou aos participantes a oportunidade de interagir e compartilhar experiências, estabelecendo uma rede de troca de conhecimentos entre gestores públicos, especialistas, empresários e profissionais engajados na construção de cidades mais eficientes e sustentáveis.

Espaço Municipalista: Promovendo a Conexão e o Compartilhamento de Experiências entre Gestores Municipais

Com o intuito de fortalecer a conexão entre os gestores municipais e promover a troca de experiências, o Summit Cidades 2023 reservou um espaço especial para esse propósito: o Espaço Municipalista. Com uma área de 100 m², o local foi estrategicamente projetado para proporcionar um ambiente propício ao diálogo e à discussão de boas práticas na gestão pública.

O Espaço Municipalista, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), CINCATARINA e outras entidades municipalistas, contou com uma programação paralela repleta de palestras, debates, entrevistas, reuniões e capacitações. O objetivo era discutir tanto o presente como o futuro das cidades, abordando temas relevantes para o aprimoramento da administração municipal.

“Tivemos a oportunidade de reconhecer e premiar os projetos que se destacaram nas Boas Práticas Municipais, demonstrando o compromisso e a criatividade dos gestores municipais em encontrar soluções eficientes para os problemas enfrentados em suas cidades”, destacou Ércio Kriek, presidente do Ciga e prefeito de Pomerode (SC).

Essa iniciativa visava garantir a presença e o engajamento dos gestores municipais, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, estabelecer contatos e compartilhar experiências com profissionais do setor.

Uma das atividades de destaque no Espaço Municipalista foi a premiação de Boas Práticas Municipais, na qual foram reconhecidos os projetos que mais se destacaram no desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública. Detalhes sobre os projetos premiados podem ser encontrados no site https://boaspraticas.consorciociga.gov.br, que oferece informações mais abrangentes sobre as iniciativas e seus impactos nas respectivas comunidades.

Além disso, o Espaço Municipalista serviu como um ponto de encontro para gestores municipais de diferentes regiões, permitindo a interação e o compartilhamento de ideias e experiências entre os participantes. Com uma estrutura que incluiu área para palestras, estúdio de gravação e sala de reuniões, o espaço proporcionou um ambiente propício para discussões produtivas e networking.

Uma oportunidade adicional de conexão e confraternização ocorreu na primeira noite do evento, com um jantar de boas-vindas realizado no próprio Centrosul, reunindo prefeitos, representantes do executivo e do legislativo estadual e federal. Esse momento descontraído e acolhedor permitiu a troca de ideias em um ambiente informal, fortalecendo os laços entre os participantes e estimulando novas parcerias para o avanço da gestão pública.

Palestras

Um dos pontos altos do Summit Cidades 2023 foi a presença de renomados palestrantes, que trouxeram suas visões e insights para enriquecer as discussões. Entre eles, destacaram-se o jornalista Caco Barcelos, cuja palestra abordou o impacto do jornalismo na construção de comunidades mais transparentes e justas. Barcelos compartilhou sua experiência e destacou a importância do acesso à informação e da mídia como instrumentos de empoderamento e transformação social.

Outro destaque foi a participação do historiador e professor da Unicamp, Leandro Karnal, que proporcionou uma reflexão sobre a história das cidades e sua influência no presente e no futuro. Karnal discutiu a importância de compreendermos o passado para construirmos um futuro mais promissor, levando em consideração os erros e acertos do passado para tomar decisões mais assertivas no presente.

Além das palestras e apresentações, o Summit Cidades 2023 também contou com a presença de expositores e empresas inovadoras, que apresentaram soluções tecnológicas e projetos bem-sucedidos relacionados aos temas abordados no evento. Essa interação entre os participantes proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de projetos conjuntos.

O Summit Cidades consolidou-se como um importante ponto de encontro para gestores públicos e demais envolvidos na administração e planejamento urbano. Por meio de discussões e trocas de experiências, o evento contribuiu para a construção de soluções inovadoras e sustentáveis, visando a melhoria da qualidade de vida nas cidades e o desenvolvimento socioeconômico de forma harmoniosa e responsável.

Com a terceira edição do Summit Cidades, o compromisso de impulsionar o progresso urbano se fortalece, consolidando o evento como um marco para a gestão pública e o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Temas tributários ganham destaque

A discussão sobre questões tributárias abrangeu temas como a modernização da legislação fiscal, a simplificação dos processos de arrecadação e a busca por maior eficiência e transparência nos sistemas tributários municipais. Os participantes compartilharam experiências e boas práticas em relação à implementação de tecnologias e ferramentas inovadoras que auxiliam na gestão e na fiscalização dos tributos municipais, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Além disso, a evasão fiscal foi um assunto de extrema importância durante o Summit Cidades. Foram abordadas estratégias para combater a sonegação de impostos, com ênfase na adoção de tecnologia para o fortalecimento dos mecanismos de controle e fiscalização. Também foram discutidos os impactos da evasão fiscal nas finanças municipais e as possíveis consequências para a prestação de serviços públicos.

A adesão massiva a esses temas evidencia a relevância e a necessidade de promover debates e buscar soluções para garantir uma arrecadação tributária justa e eficiente. A discussão sobre questões tributárias e evasão fiscal no Summit Cidades demonstrou o comprometimento dos gestores municipais em buscar alternativas para fortalecer a receita pública, de forma a viabilizar investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura e outros serviços essenciais para o bem-estar da população.

Transformação digital nas cidades

Durante o evento, foram exploradas as diversas maneiras pelas quais a tecnologia está sendo aplicada para impulsionar a transformação digital nas áreas urbanas. Desde soluções de IoT (Internet das Coisas) para monitoramento e gestão de recursos até a implementação de sistemas de inteligência artificial e big data, as cidades estão se tornando mais inteligentes e eficientes em sua operação. Além disso, foram discutidas as oportunidades e os desafios relacionados à infraestrutura digital, conectividade e segurança cibernética, destacando a importância de garantir uma base sólida para a transformação digital das cidades.

Uma das principais conclusões abordadas no Summit Cidades foi o potencial da transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e otimizar os serviços públicos. Através de soluções tecnológicas inovadoras, como a implementação de sensores inteligentes para monitorar a qualidade do ar, do tráfego e do uso de energia, as cidades podem se tornar mais sustentáveis e resilientes. Além disso, a transformação digital possibilita uma maior interação entre a administração municipal e os cidadãos, permitindo a participação ativa da comunidade nas tomadas de decisão e no planejamento urbano. No entanto, é importante abordar os desafios que acompanham essa transformação, como a necessidade de garantir a inclusão digital, a privacidade dos dados e a segurança das infraestruturas digitais, para garantir que todos os benefícios sejam alcançados de forma equitativa e responsável.

Participação cidadã

O evento abordou as iniciativas e os projetos voltados para a promoção da sustentabilidade ambiental nas cidades, visando reduzir o impacto negativo no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Diversos temas foram abordados nas palestras apresentadas, incluindo a adoção de energias renováveis, como solar e eólica, para diminuir a dependência de fontes de energia não sustentáveis. Além disso, foram apresentadas soluções relacionadas à mobilidade urbana sustentável, como a implementação de infraestrutura para bicicletas, a expansão do transporte público eficiente e o incentivo ao compartilhamento de veículos.

Outro ponto importante discutido foi a eficiência energética, com enfoque em práticas de construção sustentável, uso de tecnologias de iluminação LED e sistemas inteligentes de gerenciamento de energia. Também foram explorados projetos de saneamento básico e gestão de resíduos, com o objetivo de promover o tratamento adequado de água e esgoto, bem como a implementação de programas de reciclagem e redução de resíduos.

Foi ressaltada a importância de envolver a comunidade no processo de sustentabilidade urbana, incentivando a participação dos cidadãos por meio de programas educacionais, campanhas de conscientização e incentivos para a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano. A sustentabilidade urbana não apenas preserva o meio ambiente, mas também contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural das cidades, proporcionando um ambiente saudável e agradável para os seus habitantes.

Ao promover a sustentabilidade urbana, o Summit Cidades evidenciou a necessidade de um planejamento estratégico e de ações concretas por parte das autoridades municipais, visando alcançar um desenvolvimento equilibrado e responsável. Através da implementação de soluções sustentáveis, as cidades podem se tornar modelos de referência para um futuro mais verde e resiliente.