Rede de padronização de dados apresenta projeto inovador de uniformização de dados para compras e licitações

Rede de padronização de dados apresenta projeto inovador de uniformização de dados para compras e licitações

Na tarde do último dia 11 de julho foi apresentado em Blumenau os resultados finais de um projeto pioneiro desenvolvido em parceria com a Universidade de Santa Catarina (Udesc), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Ciga e outras organizações. O objetivo desse projeto é padronizar dados abertos relacionados a compras e licitações no setor público.

A cidade de Blumenau foi selecionada como piloto para o projeto, e os resultados alcançados mostraram que é possível estruturar e compartilhar dados de forma padronizada, facilitando o acesso, a análise e a comparação dessas informações. Isso é particularmente importante quando lidamos com grandes volumes de dados. A expectativa é que, no futuro, seja possível gerenciar os processos de compras entre municípios de maneira mais eficiente e econômica, comparando valores e buscando maior eficiência nas aquisições públicas.

A solução desenvolvida a partir do caso de Blumenau, que serviu como cidade piloto do projeto, demonstrou que é possível estruturar e compartilhar dados de forma padronizada, criando um modelo útil tanto para os produtores quanto para os consumidores de informações. Com isso, os dados podem ser facilmente acessados, analisados e comparados, especialmente quando se trata de processar um grande volume de dados.

A gestão de processos de compras entre municípios, em um ambiente padronizado e favorável à comparação, é um resultado esperado com esse projeto. Por exemplo, será possível comparar os valores que cada cidade paga por medicamentos, gerando maior eficiência e economia em compras futuras.

O objetivo da Rede de Padronização de Dados Abertos para compras e licitações é criar um modelo para a publicação e o gerenciamento de dados abertos no setor público. Com a criação da Rede, espera-se obter a contribuição de outras instituições para que o padrão criado seja útil para diferentes organizações públicas.

Em Blumenau, a parceria contou com a colaboração de servidores da Secretaria de Gestão Governamental (SEGG) e foi marcada pela multidisciplinaridade dos envolvidos. “A cidade vem se destacando cada vez mais no cenário nacional pela inovação, e esse protagonismo passa pela gestão de dados. Tivemos aqui o primeiro passo para a criação de um repositório construído com base no protótipo desenvolvido neste projeto, e Blumenau é pioneira nesse processo”, avaliou o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa.

Além da Fapesc e da Udesc/ESAG, a Rede de Padronização para a Geração de Dados Abertos em Compras e Contratações Públicas é um projeto que conta com o apoio de diversas organizações, dentre elas o Ciga (Consórcio de Inovação na Gestão Pública), Governo do Estado de Santa Catarina (SEA), Banco Mundial, AMVE e municípios associados, TCE/SC, MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), MPC (Ministério Público de Contas), Politeia, Act4delivery, Prefeitura de Pomerode (SC), Prefeitura de Timbó (SC), Prefeitura de Brusque e BEC/SP.