Como a tecnologia facilita a Gestão da Câmara Municipal

Como a tecnologia facilita a Gestão da Câmara Municipal

Como a tecnologia facilita a Gestão da Câmara Municipal

As Câmaras de Vereadores exercem a função legislativa, são responsáveis por criar, discutir, modificar e aprovar as leis de cada município. Além disso, também têm função deliberativa e fiscalizadora em relação ao poder executivo. Fazer a gestão da Câmara Municipal envolve desde a coordenação de pessoal, administração de recursos públicos até o atendimento à comunidade e publicidade das ações. A tecnologia simplifica essa rotina, pois fornece instrumentos que ampliam a visibilidade das atividades da casa.

Como aplicar a tecnologia à gestão da Câmara Municipal 

Acontece na Câmara

Com o uso da tecnologia a gestão da Câmara Municipal se torna mais simples e acessível a todos os cidadãos e classe política. Os servidores atualizam facilmente um espaço para notícias, podem publicar fotos, áudios e vídeos. Também há um espaço para manter a agenda da Câmara de Vereadores sempre atualizada, divulgar as sessões e tramitação de projetos.

Parlamentares

A tecnologia promove a conexão entre parlamentares e cidadãos, o Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores oferece espaços específicos para apresentar os vereadores, mesa diretora, comissões, bancadas e até ex-vereadores. Como a gestão da Câmara Municipal muda a cada quatro anos é importante oferecer meios de a população acompanhar o cotidiano da Câmara.

Endereço Eletrônico

O uso de e-mails oficiais facilita tanto a comunicação da interna e administrativa da Câmara de Vereadores, quanto o contato com os cidadãos. É uma alternativa simples, mas quando a gestão da Câmara Municipal promove o uso dos e-mails oficiais contribui para o aumento da sua própria credibilidade.

Presença Digital

Já falamos aqui no Blog que ter presença digital é fundamental para qualquer instituição, órgão público ou empresa. Mas, é preciso criar um ambiente digital adequado para oferecer conteúdo relevante e de interesse do público, só assim será possível estabelecer um bom relacionamento. Com o programa de Gestão da Câmara Municipal fornecido pelo CIGA, por exemplo, com poucos cliques a comunidade pode falar com qualquer vereador.  Basta selecionar essa opção no menu do site, preencher os campos indicados e enviar sua mensagem. 

Transparência Pública

Por fim, a tecnologia otimiza a gestão da Câmara Municipal e a torna mais transparente. É possível acessar rapidamente dados sobre concursos, licitações, publicações oficias e legislação. O sistema fornecido pelo CIGA contribui para o atendimento da Lei de Acesso à Informação, principalmente por simplificar as atividades diárias do legislativo, contribuir para organização de processos e tornar tudo isso acessível à comunidade.

Como é feita a gestão da Câmara Municipal da sua cidade, quais desses recursos você considera mais importante?

Os comentários estão fechados.