Mulheres no Poder Legislativo

Mulheres no Poder Legislativo

Município catarinense tem, pela primeira vez, três mulheres na Câmara de Vereadores. 

Modelo é um município catarinense com pouco mais de 4 mil habitantes, sua Câmara de Vereadores conta atualmente com nove vereadores e pela primeira vez na história três mulheres atuaram no poder legislativo. A vereadora Cecília Rambo Geller (PMDB) e as suplentes Evanilde Candaten Bozim (PSD), Simone Haerter (PSD), que assumiu no lugar da vereadora Edilce Decker Kegler (PSD) que esteve licenciada, ocuparam as cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

A política é tradicionalmente liderada pela figura masculina, mas esse quadro está em transformação, pois cada vez mais as mulheres estão se tornando agentes políticos em suas comunidades, como a vereadora Cecília Geller, que está no terceiro ano da sua segunda gestão. Ela acredita que o trabalho desenvolvido pelas mulheres na câmara é diferenciado, pois toma uma visão diferente com relação à dos homens devido ao lado mais sentimental que a mulher possui.

Cecília destaca que as mulheres, aos poucos, vão trilhando um caminho com credibilidade na política, sendo que já houveram grandes mudanças se comparando a sua primeira gestão com esta segunda, no município de Modelo. “A importância que tenho pela política é de que ela ocupa o nosso dia a dia, tudo o que envolve nossa vida no dia a dia é a política. Quando vamos ao mercado temos a política do menor preço, no posto é a política da saúde, a política do transporte escolar e até mesmo o ar que respiramos” afirmou.

Modelo é um município consorciado do CIGA e a Câmara Municipal está implantando o Programa de Gestão de Câmaras de Vereadores, fornecido pelo Consórcio. Com o programa, o município passa a ter um site com domínio exclusivo para o poder legislativo, onde divulga suas informações e facilita o acompanhamento das atividades por parte dos cidadãos e classe política, além de facilitar o atendimento da Lei de Acesso à Informação. Para conhecer mais sobre o Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores clique aqui.

Catanduvas
O município de Catanduvas, no Meio Oeste Catarinense, também tem três mulheres integrando a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. A presidente é Salete Ribeiro Chiarello (DEM), que tem como vice Monalisa Ruaro (PSDB) e primeira secretária Cheila Adriana Guerra Fabris (PMDB), quem completa a composição da mesa diretiva é Odair Jose Gabrielli (PSD), como segundo secretário. Catanduvas tem pouco mais de 10 mil habitantes e o poder legislativo municipal também é composto por nove vereadores. Catanduvas também é consorciado do CIGA e a Câmara utiliza o Programa de Gestão de Câmaras de Vereadores.

camara_vereadores_catanduvas_1

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catanduvas.

 

Foto: Divulgação
Fonte: Câmara de Vereadores de Modelo

Os comentários estão fechados.