O que é um consórcio e quais seus benefícios?

O que é um consórcio e quais seus benefícios?

Reunir pessoas, empresas, organizações ou governos com um objetivo em comum.

A palavra consórcio significa parceria e pode ser aplicada a muitos segmentos, aqui vamos falar sobre consórcio público para municípios. Os participantes de um consórcio são chamados de consorciados e buscam benefícios como economia de recursos através da contratação coletiva de produtos e serviços.

O CIGA é um consórcio público, criado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com a proposta de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, através da tecnologia da informação. Atualmente já são mais de 290 municípios consorciados em Santa Catarina, gerando principalmente economia de recursos, melhoria nos serviços de tecnologia e promoção da gestão municipal, entre outros benefícios.

O Consórcio de Informática na Gestão Municipal (CIGA) possui um Contrato de Consórcio, que descreve seus objetivos, estrutura e competências. Os municípios que desejam ingressar neste consórcio precisam seguir alguns passos, o primeiro deles é aprovar a Lei de Consorciamento, através de projeto encaminhado à Câmara de Vereadores. Feito isso, o município já pode escolher os programas que deseja contratar através do consorcio. O CIGA oferece soluções para a Gestão Tributária, Diário Oficial dos Municípios, Gestão das Câmaras e Gestão de Obras.

[responsive]consorcia_CIGA_3[/responsive]

Benefícios
Todos ganham com a participação da sua cidade num consórcio, como no CIGA, por exemplo. Os governantes tem mais facilidade para fazer a gestão de atividades e recursos, pois os sistemas tecnológicos facilitam o desenvolvimento das atividades cotidianas. Essa união de municípios em prol de algo comum gera economia de recursos públicos, ou seja, esta economia pode ser investida em outras áreas, atendendo às necessidades da população.

Com tudo organizado eletronicamente o acesso fica mais simples e facilita o atendimento da Lei da Transparência Pública, que também beneficia o cidadão, que tem a oportunidade de acompanhar todas as decisões municipais. O CIGA foi criado para suprir as necessidades de tecnologia da informação, mas também existem outros consórcios criados para atender demandas de outras áreas, como: saúde, tratamento de resíduos e meio ambiente, sempre focadas no interesse comum de seus consorciados.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock
Atualizado em 10/05/2017

Os comentários estão fechados.