Como modernizar a gestão municipal com o uso da tecnologia

Como modernizar a gestão municipal com o uso da tecnologia

Como modernizar a gestão municipal com o uso da tecnologia

A cada momento surgem novas soluções tecnológicas ou as existentes são aperfeiçoadas para oferecer novas funcionalidades, que atendam as necessidades atuais. A modernização da gestão municipal tende a trazer muitos benefícios para a administração pública, desde melhorias nos processos internos, até o aperfeiçoamento na prestação de serviços ao cidadão. A tecnologia favorece a produtividade dos servidores e aumenta a efetividade da gestão Entretanto, muitos municípios ainda têm receio de que os investimentos para a modernização sejam altos demais e a prefeitura não consiga arcar com os custos.

Neste post vamos apresentar uma alternativa econômica e eficaz: o consórcio público. O CIGA é um consórcio público com o objetivo de prover soluções tecnológicas para a modernização e aperfeiçoamento da gestão municipal. A necessidade e o interesse pela tecnologia da informação é o que une mais de 270 municípios catarinenses que fazem parte do CIGA e tiram proveito dos sistemas oferecidos pelo consórcio para modernizar suas prefeituras, fundações, autarquias e Câmaras Municipais.

Os benefícios de modernizar a gestão municipal

O município só tem a ganhar com a modernização da administração pública, a começar pelo atendimento da Lei de Acesso à Informação, que prevê que todas as informações do serviço público fiquem acessíveis aos cidadãos. O uso de softwares especializados para a gestão municipal elimina grande parte das informações em papel, permitindo maior mobilidade e acessibilidade à gestão. A modernização traz muitos benefícios aos servidores, pois simplifica os processos e facilita a tomada de decisão, por meio de relatórios automáticos. Os esforços da equipe podem ser direcionados para outras atividades, mais estratégicas e os recursos economizados podem ser destinados para atender aos anseios da população.

As facilidades de participar de um consórcio

Ao ingressar num consórcio público para modernizar a gestão municipal, a administração pública tem voz ativa e total liberdade para expressar suas necessidades e solicitar soluções que atendam aos seus objetivos. A cooperação entre os municípios é muito positiva, uma vez que todos estão em busca de um mesmo ideal: o aperfeiçoamento da gestão púbica. O procedimento para ingressar no consórcio também é simples, basta aprovar a Lei de Consorciamento, por meio de um projeto encaminhado à Câmara de Vereadores. O município deve atentar para a previsão orçamentária, o CIGA disponibiliza a tabela de valores para a contratação de cada sistema em seu próprio site, além de uma equipe de profissionais especializados que podem responder aos questionamentos dos municípios interessados na contratação dos sistemas.

O seu município já modernizou a gestão? Compartilhe conosco nos comentários os resultados obtidos.

 

Crédito de imagem: startupstockphotos.com/CC

Os comentários estão fechados.