A tecnologia da informação a serviço da transparência

A tecnologia da informação a serviço da transparência

Todos os cidadãos podem acompanhar com mais facilidade a utilização dos recursos públicos. 

A Lei de Acesso à Informação determina que todas as informações do poder público são públicas e devem ficar acessíveis a todos os cidadãos. Esta determinação é válida tanto para o poder executivo, legislativo e judiciário. A tecnologia da informação facilita o cumprimento da lei, pois fornece diversas ferramentas que facilitam a divulgação da informação.

O CIGA contribui para a melhoria da gestão pública municipal, fornecendo diversos sistemas a um custo acessível para seus consorciados. Todos os municípios que utilizam os programas oferecidos pelo CIGA recebem um atendimento especializado, treinamentos e utilizam ferramentas que facilitam a publicidade das ações, atendendo à legislação.

O estímulo à transparência é um dos objetivos essenciais da atual administração pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais para milhões de brasileiros, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania. Um exemplo de ferramenta é o Diário Oficial dos Municípios (DOM), sistema fornecido pelo CIGA que disponibiliza todos os atos oficiais, leis, decretos, portarias, prestações de contas e editais dos municípios, aumentando a eficiência da divulgação.

Quando o cidadão acompanha as informações sobre execução orçamentária, licitações, contratações, convênios, diárias e passagens, ele se torna mais participativo na prevenção e combate à corrupção. Municípios que fornecem mais informações para sua população aumentam a participação social em prol da melhoria de aplicação dos recursos públicos. Outro exemplo é o Programa para a Gestão das Câmaras de Vereadores, que o CIGA oferece para que os cidadãos acompanhem o dia a dia das Câmaras, através de vídeos, áudios, fotos e documentos.

Santa Catarina tem 265 municípios que são consorciados do CIGA e utilizam as soluções inovadoras para a gestão e administração pública. Confira se o seu município já é um consorciado do CIGA, se ainda não for recomende aos gestores municipais, além do Diário Oficial dos Municípios e Programa para Gestão das Câmaras de Vereadores o CIGA também oferece outras soluções. Conheça!

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

 

Os comentários estão fechados.