Consórcio italiano de municípios apresentará trabalhos ao Consorcio de Informática na Gestão Pública

Consórcio italiano de municípios apresentará trabalhos ao Consorcio de Informática na Gestão Pública

alt

Um grupo formado por representante do Consorzio Del Bacino imbrífero Montano Del Piave – BIMpiave, de Belluno, na Itália, reúne-se no dia 30 de novembro  com prefeitos e representantes do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA. A reunião será na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, na capital. O objetivo é conhecer a experiência do BIMpiave em relação ao sistema integrado de gestão do território dos municípios. Os italianos possuem um sistema integrado de gerenciamento da bacia hidrográfica, da malha ferroviária, rodoviária, elétrica e de construções. Com base nessa experiência do consórcio, que possui 69 municípios consorciados, a FECAM e as Associações, que também participam do encontro, veem a possibilidade de ter um projeto semelhante de gestão do território, utilizando imagens de satélite e fotos aéreas.

O presidente do BIMpiave e prefeito de Sedico, Giovanni Piccoli, comenta que qualquer tipo de tubulação ou fiação subterrânea tem sua coordenada armazenada no sistema com menos de um centímetro de margem de erro da posição. “Temos significativa economia ao fazer a manutenção de nossas redes, com um pequeno orifício e equipamentos mecânicos fazemos as manutenções, sem tem que quebrar todo o pavimento, que na região costuma ser muito espesso pelas constantes avalanches”, explica o prefeito.

A geração enérgica alternativa é outra área de atuação do BIM, todos os municípios da região de Belluno tem pelo menos uma pequena planta de produção elétrica sustentável, desde pequenas hidrelétricas, a unidades de painel solar ou biomassa. “Sempre fizemos a conta antes de estender uma rede elétrica a poucas unidades consumidoras, se for mais barato montar uma pequena unidade solar ou eólica, investe-se um pouco mais no curto prazo e se mantém a unidade autônoma e sustentável”, informa o prefeito de Arsiè, Ivano Faoro, que também estará no Brasil.

Existem outras ferramentas como a distribuição de internet, controle da intensidade de iluminação pública e o controle de câmeras de vigilância pela mesma rede que passa a eletricidade. As aplicações seguem para o monitoramento climático, defesa civil, apoio bombeiros, polícia e mesmo pessoas autônomas podem usar as informações para seus trabalhos.

 

Parceria – O BIMpiave e o CIGA começaram a consolidar uma parceria em 2011, depois de uma missão internacional da FECAM à sede do Consórcio, para conhecer os avanços da entidade em relação à gestão dos territórios dos municípios. A manutenção da parceria e a integração dos consórcios se deram via internet. “Mantivemos contato e trocamos ideias por meio de ferramentas de videoconferência. Desta forma, assinamos virtualmente um termo de cooperação técnica entre os consórcios, buscando soluções inovadoras para os municípios de Santa Catarina e também para disponibilizar aos italianos a tecnologia aqui desenvolvida. Agora teremos a oportunidade de contemplarmos experiências pessoalmente”, comenta o presidente do CIGA, João Romão, prefeito de Garuva.

A comitiva Italiana cumpre outros compromissos no Brasil. Estarão ainda no Rio Grande Sul e na Serra Catarinense. O grupo será acompanhado por Cesar Prezzi, consultor da região do Veneto no Brasil da Prefeitura de Bento Gonçalves – RS.

A pauta completa do encontro está no site do CIGA – site.beta.consorciociga.gov.br

 

alt

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os Consórcios

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC