Consórcio italiano de municípios apresenta trabalho de Geoprocessamento à prefeitos catarinenses

Consórcio italiano de municípios apresenta trabalho de Geoprocessamento à prefeitos catarinenses

alt

Um grupo formado por Giovanni Piccoli, prefeito presidente do Consorzio Del Comuni Bacino Imbrifero Montano Del Piave – BIMPiave, da Itália; Giorgio Balzan, membro da comitiva do BIMPiave; Ivano Faoro, prefeito de Arsiè e Cesar Austo Prezzi, consultor da região de Veneto no Brasil, reuniu-se durante esta sexta-feira (30) com prefeitos catarinenses, o presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, João Romão, prefeito de Garuva além de técnicos das prefeituras e Associações de Municípios.

O objetivo da troca de ideias foi o de conhecer a experiência do BIMpiave em relação ao sistema integrado de gestão do território dos municípios. Os italianos possuem um sistema integrado de gerenciamento da bacia hidrográfica, da malha ferroviária, rodoviária, elétrica e de construções. Com base nessa experiência, a FECAM e as Associações, de Municípios, veem a possibilidade de ter um projeto semelhante de gestão do território, utilizando imagens de satélite e fotos aéreas. Para isto, estuda-se a possibilidade de co-financiamento da União Européia para a implantação deste sistema em Santa Catarina.

Parceria – O BIMpiave e o CIGA começaram a consolidar uma parceria em 2011, depois de uma missão internacional da FECAM à sede do Consórcio, para conhecer os avanços da entidade em relação à gestão dos territórios dos municípios. A manutenção da parceria e a integração dos consórcios se deram via internet. “Mantivemos contato e trocamos ideias por meio de ferramentas de videoconferência. Desta forma, assinamos virtualmente um termo de cooperação técnica entre os consórcios, buscando soluções inovadoras para os municípios de Santa Catarina e também para disponibilizar aos italianos a tecnologia aqui desenvolvida.

alt  alt

Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9613.5073
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC