Conecta+ Ciga: tecnologia inovadora garante acesso seguro a conteúdo educacional para estudantes e professores da rede pública

Conecta+ Ciga: tecnologia inovadora garante acesso seguro a conteúdo educacional para estudantes e professores da rede pública

Solução em nuvem criada para o setor público filtra conteúdo na educação híbrida, assegura uso educacional da internet e melhora o aprendizado dos alunos

Em meio ao cenário pandêmico e ao aumento do ensino híbrido, a tecnologia tem sido um aliado importante para garantir que os alunos da rede pública tenham acesso a conteúdo educacional de qualidade. Nesse sentido, a plataforma Conecta+ Ciga surge como uma solução inovadora em nuvem que promete mudar o cenário do ensino público no Brasil. Criada para o setor público, essa plataforma PaaS (Plataforma as a Service) permite o acesso exclusivo a conteúdo educacional da rede pública de ensino por meio da rede de telefonia móvel já existente.

O que é o Conecta+ Ciga?

O Conecta+ Ciga é uma solução PaaS (Plataform as a Service) desenvolvida para permitir o acesso exclusivo a conteúdo educacional da rede pública de ensino por meio da rede de telefonia móvel já existente.

Destinado a alunos, professores e servidores da secretaria de educação previamente cadastrados, o acesso ao conteúdo é feito por meio de um chip que funciona com todas as operadoras disponíveis na localidade, evitando que o aluno fique sem acesso por indisponibilidades de rede.

A plataforma é controlada e gerenciada através de uma plataforma em nuvem de fácil acesso e todo o conteúdo pode ser customizado de acordo com as necessidades de cada secretaria de educação. O gestor ainda é capaz de monitorar o consumo de cada chip individualmente em tempo real para saber se o aluno está realizando as atividades remotas propostas.

Como funciona

A tecnologia é exclusiva para alunos, professores e servidores da secretaria de educação previamente cadastrados. Os alunos recebem um chip que funciona com todas as operadoras disponíveis na localidade, evitando que o aluno fique sem acesso por indisponibilidades de rede. Além disso, o próprio sistema escolhe a melhor velocidade em cada local. O acesso ao conteúdo pode ser feito por tablet ou smartphones, e uma vez inserido o chip do sistema, o dispositivo não gasta os dados dos planos dos alunos.

A plataforma é 100% controlada e gerenciada por uma plataforma em nuvem de fácil acesso. Todo o conteúdo pode ser customizado de acordo com o conteúdo de cada secretaria de educação. O gestor também é capaz de monitorar o consumo de cada chip individualmente em tempo real para saber se o aluno está realizando as atividades remotas propostas. O app é compatível com Android e iOS.

Estudantes mineiros já utilizam sistema

Os estudantes de MG já utilizam o sistema, que assegura que alunos e professores usem a conexão gratuita à internet apenas para atividades de reforço e nivelamento fora da sala de aula. Cerca de 6 mil estudantes e professores do 5º ao 9º ano de escolas públicas de Lagoa Santa (MG) estão entre os primeiros brasileiros que começaram a testar a nova tecnologia de computação.

O sistema de filtro de conteúdo também já é testado em Goiana (PE), com 10 mil estudantes e professores, e será implantado nos próximos dias em Nova Lima (MG), onde será usado por 11 mil alunos e funcionários das escolas. Prefeituras e Estados de todas as regiões do Brasil estão implantando a nova ferramenta em nuvem para assegurar aos alunos que recebem conexão gratuita à internet, a partir de chips de telefonia móvel, o uso desse recurso apenas para fins educacionais.

Estudos recentes apontam a necessidade de tecnologia no ensino público

De acordo com o estudo TIC Kids Online Brasil 2021, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), quase metade das crianças e adolescentes tiveram contato com propaganda ou publicidade inadequada para a sua idade enquanto navegavam na internet.

Além disso, outro levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) em julho de 2022 revelou que apenas 54% das escolas municipais contam com uma plataforma virtual de aprendizagem.

Mais de 1.800 professores de todo o país foram consultados e 91% deles indicaram que a falta de dispositivos e acesso à internet nos domicílios dos alunos foi uma das principais dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Além disso, 72% desses professores afirmaram que a baixa velocidade da conexão à internet dificulta muito o seu trabalho.

Posso utilizar o sistema para outras finalidades?

Embora o Conecta+ Ciga tenha sido originalmente desenvolvido para atender às necessidades do ensino público, a sua flexibilidade permite que seja utilizado para outras finalidades. A plataforma pode ser adaptada para gerenciar o acesso à internet de equipes que possuem necessidades específicas, como por exemplo, motoristas que precisam utilizar aplicativos de navegação como Waze e Google Maps para exercer sua atividade profissional.

Com o uso do sistema, os dados móveis são direcionados exclusivamente para esses aplicativos, garantindo maior eficiência e controle no uso dos dados. Essa flexibilidade torna a solução do Conecta+ Ciga uma opção interessante para gestores públicos que buscam soluções eficientes e adaptáveis para diversas demandas municipais.

Contratação já está disponível

A aquisição do sistema pode ser feita através da ata compartilhada do Ciga, que foi estabelecida pelo pregão eletrônico nº 1/2022. Com um custo anual de R$ 280,00, as prefeituras podem contar com 120 GB de dados inclusos, o que representa um volume de 10 GB por mês. A expectativa é que até setembro de 2023, cerca de 350 mil alunos possam se conectar à internet através deste sistema. Trata-se de uma solução prática e acessível para garantir o acesso à internet de qualidade para os estudantes, independentemente da região onde estejam localizados.

Para fazer a adesão, acessar o edital e ter as informações completas acesse https://consorciociga.gov.br/registrodeprecos/