3 problemas recorrentes na gestão da Câmara Municipal

3 problemas recorrentes na gestão da Câmara Municipal

3 problemas recorrentes na gestão da Câmara Municipal

Já abordamos aqui no Blog do CIGA a importância das Câmaras Municipais para a sociedade, afinal são responsáveis pelas leis municipais e pela fiscalização do poder executivo. Entretanto, a gestão de uma Câmara Municipal não é nada simples, tendo em vista que envolve desde o gerenciamento de pessoas, até a comunicação com a sociedade, sempre com foco na transparência pública.

Saiba como aperfeiçoar a gestão da Câmara Municipal

1) Comunicação Interna – O gerenciamento da rotina diária da Câmara Municipal, que envolve a comunicação entre vereadores, equipe administrativa, servidores e população pode ser um problema muito recorrente nas Câmaras Municipais. Com a implantação de um sistema especializado, como Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores, a comunicação interna se torna mais eficiente, tanto por meio do uso de e-mails oficiais, como do Formulário de Contato, que cria uma linha direta entre o vereador e a comunidade.  

2) Cotidiano da Câmara Municipal – Outro gargalo produtivo muito comum à Câmara de Vereadores é a publicidade de tudo o que acontece na casa. Com a alta demanda de atividades e a agenda sempre cheia de compromissos é comum que a divulgação de informações se torne um problema. Entretanto, a tecnologia também pode resolver essa dificuldade. O Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores é formatado para facilitar a divulgação de notícias, áudios, vídeos e tudo o que envolver as sessões legislativas e a tramitação de projetos. Os servidores atualizam facilmente o sistema, permitindo que a sociedade seja torne mais participante das decisões do legislativo.

3) Transparência Pública – A Lei de Acesso à Informação foi criada para inibir a falta de transparência, um problema que precisa ser solucionado, afinal o serviço público deve ser cada vez mais transparente para o cidadão. O Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores também simplifica a divulgação de dados sobre licitações, leis, concursos e demais publicações oficiais. É a tecnologia contribuindo para o desenvolvimento do serviço público e tornando as informações mais acessíveis a todos.

Capacitação para o Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores

Regularmente o CIGA promove treinamentos para qualificar os servidores para o uso adequado do Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores. Nas últimas semanas as Câmaras de Ipuaçu, Ireneópolis, Gravatal e Xaxim participaram de uma capacitação, que contou ao todo com 10 participantes, que aprenderam na prática como usar o sistema fornecido pelo CIGA para aperfeiçoar a gestão e transparência do  poder legislativo.

“A capacitação foi mais um sucesso, mesmo sendo um grupo maior do que o de costume e conseguimos desenvolver as atividades de forma muito proveitosa para todos. Contamos inclusive a participação de uma representante mirim, que acompanhou com atenção todo o treinamento”, ressalta o técnico em TI do CIGA, Wendel Fabiano Ribeiro da Silva.

Treinamento em Videira: Inscrições abertas

As capacitações oferecidas pelo CIGA para o uso do Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores são abertas tanto para quem já contratou o sistema, como para as Câmaras que desejam apenas conhecer as funcionalidades, estrutura e formas de uso. O próximo treinamento será dia 27 de abril, em Videira, na Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP. As inscrições são gratuitas, mais informações pelo e-mail amarp@amarp.org.br ou pelo telefone (49) 3566-0255. Como a capacitação é prática, todos o participantes devem levar notebook e mouse.

Se você atua numa Câmara Municipal que já usa o Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores compartilhe conosco a sua opinião sobre o sistema!

 

Crédito de imagem: European Parliament via VisualHunt/CC