3 fatores que influenciam na qualidade da gestão pública municipal
Segundo o autor Miguel Angel Dávila Guzmán, a gestão pública enfrenta grandes desafios na atualidade, pois precisa comprovar que está fazendo o uso adequado dos recursos públicos. Isso significa investir menos e alcançar resultados melhores, ao mesmo tempo em que promove a transparência da gestão pública. Guzmán defende que o governo deve ser econômico, eficiente e comprovar tudo isso. A sua gestão pública municipal atende a todos esses requisitos?
Segundo o prefeito de Braço do Trombudo e presidente do CIGA, Charles Rafael Schwambach, as ferramentas tecnológicas aumentam a eficiência da gestão pública municipal e a produtividade dos servidores. O gestor tem um controle maior das informações e a tecnologia fornece relatórios automáticos que auxiliam na tomada de decisões. “O fato de eliminar o papel e tornar a gestão mais digital aumenta a transparência pública e facilita o acesso dos cidadãos”, resume.
Vale ressaltar que os prefeitos e secretários municipais respondem pela gestão e são responsáveis por elaborar planos de ação que atendam às necessidades da população. Ao traçar metas, ações e resultados desejados, fica mais fácil identificar o que o município precisa para colocar em prática o planejamento. Hoje vamos falar sobre três fatores que influenciam na qualidade da gestão pública municipal e como implantá-los no seu município.
Como melhorar a qualidade da gestão pública municipal
1) Uso adequado dos recursos públicos
Assim como a gestão pública municipal deve prezar pela economia, também precisa levar em conta a qualidade dos serviços e produtos contratados. De nada adianta pagar o menor preço e contratar algo que não atende às necessidades da população, não oferece um serviço de qualidade ou não alcança o objetivo proposto. Busque sempre soluções que comprovem a economia e qualidade, como o Diário Oficial dos Municípios, fornecido pelo CIGA, que reduz em até 98% o investimento dos municípios em publicações oficiais. Além de atender aos princípios da administração pública, o sistema também oferece agilidade e eficiência no atendimento aos usuários.
2) Uso adequado da tecnologia
A tecnologia contribui significativamente para a qualidade dos serviços prestados pela gestão pública municipal. Entretanto, para alcançar bons resultados no uso de soluções tecnológicas é essencial oferecer qualificação aos servidores públicos. Quando os profissionais têm clareza de todas as funcionalidades do sistema e como tirar melhor proveito dele, a qualidade dos serviços prestados melhora. Por isso, o CIGA oferece regularmente treinamentos para os municípios que implantam e desejam aperfeiçoar a gestão pública . Um exemplo recente foi a capacitação realizada em Porto Alegre, sobre o Programa de Gestão do Simples Nacional.
3) Valorização do servidor público
O gestor também deve promover ações a fim de valorizar o servidor público. O capital humano é um dos maiores ativos da administração municipal, pois é responsável pela execução de inúmeras ações em prol do município. A gestão por competências já começa a ser implantada no serviço público e com ela o papel do servidor se torna mais claro, assim como a sua importância. Quando o profissional tem clareza de suas funções e ganha voz ativa no exercício de suas atividades, se torna mais participativo e contribui significativamente com melhorias para a gestão pública municipal.
Esses três fatores já fazem parte da gestão pública municipal da sua cidade? Compartilhe conosco os resultados alcançados.
Crédito de imagem: www.pexels.com/CC
Os comentários estão fechados.