Summit Cidades 2022 é confirmado em Florianópolis e será entre 23 e 25 de novembro

Created with Sketch.

Summit Cidades 2022 é confirmado em Florianópolis e será entre 23 e 25 de novembro

Uma reunião nesta sexta-feira (11/03) na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) confirmou junto ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), a realização da segunda edição do Summit Cidades nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Florianópolis. Na ocasião, o Superintendente de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis Marcos Lichtblau garantiu o apoio institucional, conceitual e logístico para o evento que vai passar a integrar os grandes eventos da capital de Santa Catarina. O encontro contou ainda  com a presença do diretor do CIGA, Gilsoni Lunardi Albino e do superintendente geral, Marcelino Hirofumi Ito, e do diretor-financeiro, Mauro dos Santos Fiuza, FEPESE.

A Summit Cidades 2022 nasceu com a missão de tornar as cidades territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis, promovendo a eficiência urbana. Nesta segunda edição, o espaço terá uma série de novidades. Isso porque a prefeitura municipal deixou a disposição a parte de apoio logístico para que linhas de ônibus exclusivas façam o transporte  para o evento. Além disso, o Summit terá um espaço para exposições culturais e roteiros de visitação para as empresas e a rede de centros de inovação da cidade. Este ano, o  evento será 100% presencial com estimativa de público de 1500 participantes.

Assim como em 2021, o evento que caminha para se tornar um dos mais importantes na área de inovação do Sul do país vai reunir gestores públicos, representantes de instituições de ensino e empresários. A aproximação desses três setores é essencial para alcançar a implementação de iniciativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas. E ainda fomenta a discussão sobre as melhores formas de resolver os problemas urbanos.

Olhar inovador sobre as cidades

O Summit Cidades reúne as melhores práticas da inovação focadas na ocupação dos espaços urbanos. Durante o evento, os municípios fazem a apresentação de painéis com exemplos práticos de inovações que podem trazer mais sustentabilidade, utilização racional de recursos naturais e outras ideias que prometem levar os municípios a perseguir as metas estabelecidas pela ONU na Agenda 2030.

Um dos pontos altos da primeira edição do Summit Cidades em 2021 foi a mudança de posicionamento do Consórcio de Inovação na Gestão Pública. Desde então, o CIGA assumiu um posicionamento mais amplo na busca de soluções para resolver problemas em âmbito nacional e alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de acordo com a Agenda 2030 da ONU. Um exemplo disso é o Portal Boas Práticas registra ações realizadas pelos municípios que estão alinhadas com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Summit Cidades é realizado de forma conjunta pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA).