Nova diretoria do CIGA define ampliação de projetos de inovação para gestão pública

Nova diretoria do CIGA define ampliação de projetos de inovação para gestão pública

A nova diretoria do CIGA realizou na última terça-feira (15)  sua primeira reunião com o Conselho de Administração e Fiscal do consórcio, na cidade de Pomerode. Os gestores trataram do planejamento da participação na Smart City Expo 2022, nos dias 24 e 25 de março em Curitiba, além dos preparativos na organização do Summit Cidades, que será promovido em parceria com a Fepese, de 23 a 25 em Florianópolis (SC).

O presidente do CIGA, Silvio Alexandre Zancanaro coordenou os trabalhos e destacou alguns projetos recentes, a exemplo do CIGA Cidade Segura. Uma solução de videomonitoramento, disponível a partir deste ano, e que além de segurança, vai gerar uma economia para os municípios de até R$ 100 milhões, através da licitação proposta pelo Consórcio. 

O prefeito de Vitor Meireles, Bento Silvy, reforçou o impacto gerado na segurança na cidade ao utilizar um projeto de videomonitoramento semelhante ao CIGA Cidade Segura. Já o prefeito Santiago do Sul, Julcimar Lorenzetti, tirou dúvidas sobre a disponibilidade do projeto para cidades de menor porte em qualquer localização de Santa Catarina. Vale ressaltar que a cada nova contratação os pontos são definidos de acordo com a viabilidade técnica de cada projeto. 

A importância do CIGA e as soluções pensadas para os municípios foram destacadas pelo prefeito de Pomerode, e anfitrião da reunião, Érico Kriek. Ele também pontuou a necessidade de continuar estendendo a atuação do consórcio na busca de inovações para a gestão pública. Nesse aspecto, os gestores definiram que o projeto Educação Conectada irá ganhar novas funcionalidades, como a conectividade multiplataforma. Especialmente diante dos desafios e transformação digital nos últimos dois anos causadas pela covid-19. “Não podemos tratar a educação da mesma forma pré-pandemia”, observou o prefeito de São Martinho, Robson Back, que acompanhou o encontro remotamente, assim como o prefeito de Belmonte, Jair Giumbelli

A primeira reunião do Conselho Administrativo e Fiscal do CIGA com a nova diretoria contou com a presença do diretor Gilsoni Albino, da diretora administrativa, Morgana Michels e do gerente de tecnologia da informação do Consórcio, Eduardo d’Avila.