CIGA e EGEM promoverão encontro para discutir Agenda 2030 e Mudanças Climáticas

CIGA e EGEM promoverão encontro para discutir Agenda 2030 e Mudanças Climáticas

Seminário visa discutir mudanças climáticas, a Agenda 2030 e a implementação dos ODS no planejamento das gestões municipais catarinenses

A Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) realizarão na próxima quinta-feira (10/03) a primeira rodada do seminário “Cidades Sustentáveis: Agenda 2030 e Mudanças Climáticas”. O evento vai acontecer de forma híbrida, com vagas presenciais e transmissão on-line.

O seminário pretende abordar os desafios e oportunidades apresentados pelas mudanças climáticas e facilitar o conhecimento sobre a Agenda 2030 da ONU, cuja implementação passa pelo ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) no planejamento e na gestão municipal.

O evento foi criado com o intuito de estimular o pensamento crítico e inovador para soluções que estejam alinhados com os objetivos que a ONU traçou para melhoria da qualidade de vida da população. O CIGA acredita que essas melhorias vêm em conjunto com as soluções que envolvem inovação e tecnologia, de forma a potencializar ganhos e a escala dos projetos.

O foco do encontro será centrado nos gestores públicos, que poderão se capacitar, por exemplo, para criar políticas que diminuam a emissão de carbono nos municípios catarinenses. O gerenciamento das mudanças climáticas não é uma agenda isolada na gestão pública, e sim atreladas aos aspectos mais importantes no funcionamento de uma cidade, como mobilidade, saúde, gestão de resíduos e abastecimento público de água.

Mudanças climáticas em SC

O estado de Santa Catarina já vem sentindo os impactos da falta de políticas públicas que considerem as mudanças climáticas de forma mais estruturada. Assim como outros estados brasileiros, já estamos sentindo fenômenos como extremos de calor e de frio, longas secas, ciclones e eventos pluviométricos extremos etc.

Assim como os eventos climáticos, os gestores precisam enfrentar essa nova realidade e criar medidas para mitigar os impactos na população. Este evento pretende munir de informações prefeitos, secretários e outras pessoas que participam ativamente de políticas públicas ambientais para melhorar sua capacidade de antecipar as mudanças e responder a elas, apoiando as comunidades na adaptação aos impactos da mudança do clima seja como educador, planejador, regulador, aplicador da lei e gestor.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas nos links abaixo:

Modalidade PRESENCIAL

Modalidade VIRTUAL