Saiba como funciona o web service do G-Nota

Saiba como funciona o web service do G-Nota

G-Nota

As soluções tecnológicas podem aperfeiçoar diversos processos que fazem parte da gestão pública municipal, dentre eles o controle fiscal, por meio da Nota Fiscal Eletrônica. O G-Nota é uma solução que contribui para a modernização e aumento da eficiência dos municípios. O sistema, que é fornecido pelo CIGA, também oferece benefícios às empresas, ao contribuinte e aos contadores.

O G-Nota foi desenvolvido com o propósito de atender as necessidades dos municípios consorciados ao CIGA e Associações dos Municípios, além de seguir orientações do Colegiado de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (CONFAZ-M/SC), parceiro deste projeto. O sistema atende aos padrões determinados pela Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF).

O que é o web service do G-Nota?

O web service do G-Nota é uma funcionalidade que permite a integração com outros softwares, como sistemas de ERP e Pontos de Venda (POS). Com essa aplicação o contribuinte pode usar seu próprio software para emitir o Recibo Provisório de Serviço (RPS) e enviar esses dados ao G-Nota, por meio do web service. As informações são automaticamente convertidas em nota fiscal, portanto  não é necessário acessar o portal do G-Nota para emitir manualmente cada uma das notas  emitidas.

Conheça as vantagens do web service do G-Nota

Uma das principais vantagens para o contribuinte ao usar o web service é o fato de não ser obrigado a mudar de sistema. Com a integração é possível continuar com o software que contém as informações cadastrais dos clientes e com o qual o contribuinte já está familiarizado. A gestão de serviços se torna mais fácil, ágil e simplifica a gestão de serviços.

Exemplo prático do uso do web service

Imagine a recepção de um hotel, que usa um sistema para registrar as diárias e os serviços adicionais utilizados pelos hóspedes. Se o hotel não possui integração com via web service, no momento de fazer o checkout dos clientes será preciso acessar o G-Nota e digitar todos os dados que estão salvos no sistema interno do hotel. Com o web service a integração é automática e as informações não precisam ser preenchidos novamente para a emissão da nota fiscal.

Quem pode usar o web service do G-Nota?

Qualquer emissor de nota fiscal de município que tenha instituído o G-Nota pode usar o web service, basta adaptar o sistema próprio para a integração com o G-Nota. O CIGA oferece suporte técnico para fazer a integração entre os sistemas. Para saber mais detalhes, entre em contato com CIGA pelo Sistema de Atendimento ou pelo telefone (48) 3321-5300.

Integração Via WebService

O webservice do G-Nota segue o padrão de integração de NFS-e versão 1.0 da ABRASF.
Para mais informações, acesse o endereço abaixo:
https://nfse.ciga.sc.gov.br/site/webservice/

Foto: unsplash.com

Os comentários estão fechados.