Londrina é pioneira na modernização da gestão municipal com a implementação do B-Cadastros, utilizando tecnologia de Blockchain

Londrina é pioneira na modernização da gestão municipal com a implementação do B-Cadastros, utilizando tecnologia de Blockchain

Londrina, uma cidade inovadora no estado do Paraná, dá um passo importante rumo à modernização da gestão pública ao adotar o B-Cadastros, uma plataforma de cadastro compartilhado desenvolvida pela Receita Federal do Brasil (RFB) com tecnologia de Blockchain. O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) foi fundamental para viabilizar essa iniciativa revolucionária, que promete trazer benefícios significativos para a administração tributária e para a oferta de serviços aos cidadãos no futuro.

O que é o B-Cadastros:

O B-Cadastros é uma plataforma inovadora desenvolvida pela Receita Federal, com o propósito de compartilhar informações cadastrais de empresas e pessoas físicas com órgãos e entidades públicas. A grande inovação está na utilização da tecnologia de Blockchain, que garante a integridade e segurança dos dados compartilhados, proporcionando acesso rápido e preciso às informações atualizadas.

A implementação em Londrina:

Londrina se destaca ao se tornar a primeira cidade a receber e implementar o B-Cadastros. Essa conquista é resultado do esforço do Auditor Fiscal de Tributos, Fabio Corpa, e de uma equipe dedicada, que trabalhou em conformidade com as rigorosas normas e regras de segurança estabelecidas pela Receita Federal. O resultado é uma plataforma exclusiva para o município, com acesso restrito aos setores administrativos, garantindo total controle e proteção das informações.

Benefícios para a gestão municipal:

Com o B-Cadastros em operação, as secretarias e setores da prefeitura de Londrina agora contam com atualizações cadastrais diárias de empresas e pessoas físicas. Essa melhoria oferece uma série de vantagens para a gestão tributária, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Além disso, essa base de dados detalhada possibilita a identificação rápida de mudanças cadastrais, porte empresarial e até mesmo o encerramento de atividades comerciais, proporcionando uma visão clara do cenário econômico e tributário local.

Integração com outras plataformas:

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) já estava ativamente envolvido em compartilhamentos cadastrais, como a REDESIM e o sistema tributário do Simples Nacional. Com a adição do B-Cadastros, essa integração se fortalece ainda mais, garantindo a disponibilidade de informações completas e precisas para as prefeituras. Essa colaboração entre as plataformas impulsiona a agilidade e eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Segurança e privacidade dos dados:

Um dos pilares fundamentais do B-Cadastros é a segurança dos dados compartilhados. A tecnologia de Blockchain garante a integridade e a inviolabilidade das informações, tornando-as imutáveis e protegidas contra acesso não autorizado. Dessa forma, a população pode ter a tranquilidade de que seus dados pessoais estão salvaguardados e sua privacidade preservada.

A implementação do B-Cadastros em Londrina representa um marco na modernização da gestão municipal, trazendo uma série de benefícios para a cidade e seus cidadãos. Com informações atualizadas diariamente e a garantia de segurança dos dados através da tecnologia de Blockchain, a prefeitura estará mais preparada para tomar decisões estratégicas e oferecer serviços de maior qualidade para a população. Espera-se que outros municípios sigam o exemplo de Londrina e adotem essa inovadora plataforma de cadastro compartilhado em breve. O futuro da gestão pública começa agora, e Londrina está na vanguarda desse movimento de transformação digital.