Programa de Gestão de Obras oferece novas funcionalidades

Programa de Gestão de Obras oferece novas funcionalidades

Programa de Gestão de Obras oferece novas funcionalidades

A gestão de obras públicas é sempre um desafio, pois é preciso cumprir vários requisitos técnicos e ainda atender a Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma alternativa para simplificar o controle e execução das obras públicas é o uso de um software especializado, como o Programa de Gestão de Obras, fornecido pelo CIGA aos municípios consorciados. Recentemente foram incluídas novas funcionalidades ao sistema e neste post iremos destacar algumas delas. 

Integração com o Sistema e-Sfinge

Uma das principais novidades do Programa de Gestão de Obras é a integração com o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), via módulo Obras, para o envio de informações sobre a gestão das obras públicas. Com essa integração, os dados são enviados automaticamente para acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado, que emite relatórios regularmente para análise e avaliação da gestão municipal e estadual.

Medição de Obras Públicas

As medições das obras são feitas para documentar o andamento da obra, elas impactam na gestão do contrato, controle de orçamento, revisão de cronograma, etc. Com o Programa de Gestão de Obras a medição se torna muito simples, pois o sistema faz os cálculos automaticamente, basta que o técnico selecione o mês do cronograma, informe a data e lance os dados da medição.

O sistema também está apto a receber a documentação por fotos, que podem ser enviadas via smartphones, por exemplo, inclusive sem a necessidade de conexão com a internet, basta sincronizar os dados do sistema no aparelho móvel. Com o Programa de Gestão de Obras o profissional técnico pode otimizar suas atividades em vários aspectos, desde identificar a obra através da leitura de QR Codes em placas de identificação das obras, até a apresentação de gráficos evolutivos, entre outras atividades.

Gerenciamento de Projetos

Com um sistema especializado, como o Programa de Gestão de Obras, é possível fazer o gerenciamento total de projetos, desde o cadastro de propostas, convênios, fornecedores, autorizações de acesso, controle de usuários, cronograma da obra, além de outras demandas que envolvem as obras públicas. A funcionalidade de geo-referenciamento permite visualizar num mapa as informações gerais da obra e seus responsáveis técnicos, utilizando os filtros do sistema é possível visualizar as obras licitadas, iniciadas, em atraso, adiantadas ou sem atraso e acima de 70% do cronograma executado.

Vale lembrar que o Programa de Gestão de Obras é vinculado às tabelas SICRO e SINAPI, que são atualizadas mensalmente de forma automática. Isso torna os cálculos mais assertivos, além disso, o sistema também arquiva o memorial de cálculo de itens e composição de serviços. A automação dos processos torna mais simples e eficaz o acompanhamento físico-financeiro da obra e facilita o atendimento do cronograma de execução. Para conhecer mais sobre essas e outras funcionalidades do Programa de Gestão de Obras entre em contato com a equipe do CIGA.

O seu município utiliza algum programa para gestão de obras públicas? Compartilhe conosco a sua experiência.

 

Crédito de imagem: stokpic.com/CC

Os comentários estão fechados.