O que é a tecnologia na nuvem e como funciona?

O que é a tecnologia na nuvem e como funciona?

O que é a tecnologia na nuvem e como funciona?

Você já deve ter ouvido falar sobre o armazenamento de dados em nuvem, alguns mandam as fotos diretamente do celular para a nuvem, outros guardam arquivos profissionais. Mas, afinal, o que é a tecnologia na nuvem? O termo original é cloud computing, traduzido significa a computação em nuvem, uma tecnologia que permite o acesso a qualquer arquivo ou serviço através da internet.

O CIGA oferece serviços que utilizam a tecnologia na nuvem, todos os dados salvos podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar de maneira rápida e segura. É uma facilidade que facilita as atividades do dia a dia. Imagine que você precisa viajar a trabalho e onde estiver precisará acessar algum arquivo, com a tecnologia na nuvem você consulta o que precisar, basta ter acesso à internet.

A tecnologia na nuvem é segura?

Para acessar o conteúdo que está arquivado em nuvem, geralmente será necessário um credenciamento prévio para acesso. Você terá um usuário e senha que serão utilizados toda vez que acessar o conteúdo que foi salvo usando essa tecnologia. Para garantir a sua segurança, é comum que o acesso seja criptografado, um jeito de aumentar a sua segurança, pois você digita as suas informações e elas são transformadas em códigos que não são fáceis de serem decifrados.

Um exemplo de sistema oferecido pelo CIGA que utiliza a tecnologia na nuvem é o Diário Oficial dos Municípios (DOM). Ele armazena todas as informações publicadas em bancos de dados na nuvem. Todas as publicações são feitas por usuários cadastrados que digitam usuário e senha. Sempre que alguém busca uma informação no Diário Oficial dos Municípios é feita uma varredura no sistema, que apresenta todos os resultados com o termo buscado, aí basta escolher o arquivo desejado e pronto. Bem mais simples do que as antigas buscas nos arquivos em papel ou nos jornais.

Quer saber mais sobre a tecnologia na nuvem e os sistemas oferecidos pelo CIGA que utilizam esta facilidade? Entre em contato conosco, temos profissionais especializados para atendê-lo, que irão tirar todas as suas dúvidas. Aproveite este atendimento personalizado que oferecemos. Se você já utiliza a tecnologia na nuvem, conte pra gente como é a sua experiência!

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

 

Os comentários estão fechados.