Marcha dos Municípios começa com recorde de inscrições e pauta focada no pacto federativo e na Reforma Tributária

Marcha dos Municípios começa com recorde de inscrições e pauta focada no pacto federativo e na Reforma Tributária

A 24ª edição da Marcha em Defesa dos Municípios, evento que reúne gestores municipais de todo o país, começa nesta segunda-feira, 27 de março, e vai até o dia 30 de março, em Brasília. Com mais de 5 mil participantes inscritos, incluindo gestores municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e representantes dos três poderes, incluindo ministros do governo federal, a Marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e é considerada a maior mobilização municipalista do mundo.

O evento tem grande importância no cenário político brasileiro por levantar discussões sobre temas do cotidiano dos municípios. Neste ano, o pacto federativo e a Reforma Tributária são os principais focos dos debates. Além disso, serão discutidos assuntos ligados à saúde, educação, infraestrutura urbana e Previdência Social.

Entre os participantes estão confirmados diversos municípios consorciados, além do Ciga, FECAM e CINCATARINA, de Santa Catarina. Os líderes municipalistas se reunirão para estimular soluções e alternativas em prol das reivindicações do movimento municipalista.

A Marcha a Brasília é realizada anualmente desde 1998 e, neste ano, será a segunda edição após o evento ter sido cancelado por conta da pandemia em 2020 e 2021. Os líderes municipalistas confirmaram o encerramento das inscrições para garantir a segurança do público no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Prefeitos de Municípios filiados à CNM estão com as inscrições garantidas.

Número recorde de inscrições

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, e integrantes do Conselho Político da entidade, decidiram na última semana encerrar antecipadamente as inscrições para a maior mobilização municipalista do mundo em número de autoridades. A motivação é inédita e ocorreu em razão do aumento significativo de inscritos, o que esgotou a capacidade de espaço do local do evento.

O credenciamento para inscritos previamente na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começa na segunda-feira, 27 de março, a partir das 10h no CICB. Ainda existe a possibilidade de emitir o crachá de participante por totens que serão distribuídos nos hotéis e no Aeroporto Internacional de Brasília a partir de domingo, 26 de março.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma oportunidade única para que os líderes municipalistas possam debater e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Com a presença de representantes dos três poderes, incluindo ministros do governo federal, a expectativa é que sejam alcançados avanços significativos na luta por um pacto federativo mais justo e uma Reforma Tributária que leve em conta as necessidades dos municípios. Acesse a programação preliminar aqui.