Laurentino adere ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública durante Marcha dos Municípios em Brasília

Laurentino adere ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública durante Marcha dos Municípios em Brasília

Consórcio de Inovação na Gestão Pública alcança 100% de adesão em Santa Catarina com inclusão do município. Participação deve fortalecer a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento local  

O último município de Santa Catarina a aderir ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) foi oficialmente anunciado durante a Marcha dos Municípios, em Brasília. A reunião do conselho de administração do Ciga marcou a aprovação da Lei 1.496/2023 e a sanção do prefeito Marcelo Tadeo Rocha, de Laurentino. 

Com a adesão de Laurentino, o Ciga agora possui 100% de adesão de todos os municípios catarinenses, totalizando 295 municípios. O consórcio tem como objetivo promover a cooperação entre os municípios, visando à melhoria da gestão pública e à promoção do desenvolvimento regional. 

O prefeito Ercio Kriek, presidente do Ciga e prefeito de Pomerode, destacou a importância da adesão de Laurentino ao consórcio. “Agora somos toda Santa Catarina. Somos uma autarquia intermunicipal que permitirá execução de políticas públicas, parcerias e disponibilização de plataformas de formas otimizadas e padronizadas.” 

A inclusão de Laurentino no Ciga é vista como um marco importante para o município, que poderá agora contar com os benefícios proporcionados pelo Consórcio, como a troca de experiências e conhecimentos entre os gestores públicos, além da possibilidade de participação em projetos conjuntos, adesão a sistemas que ajudem a tornar a cidade mais inteligente e sustentável e economizar recursos públicos com compras compartilhadas. A expectativa é de que a participação de Laurentino no Ciga traga benefícios não só para o município, mas também para a região como um todo, fortalecendo a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento local. 

Com a adesão de Laurentino, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública alcança a marca de 100% de adesão em Santa Catarina, consolidando-se como uma importante ferramenta de cooperação entre os municípios do estado. A expectativa é de que a participação de Laurentino no Ciga traga benefícios não só para o município, mas também para a região como um todo, fortalecendo a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento local. 

Sobre o Ciga 

Desde 2007, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) tem se dedicado a tornar cidades inteligentes e sustentáveis por meio do uso da tecnologia da informação para melhorar a gestão pública. O Ciga é uma pessoa jurídica de direito público que executa a gestão associada de serviços públicos e desenvolve soluções para aperfeiçoar a gestão de prefeituras, câmaras e outras entidades, usando soluções tecnológicas.  

Através dessas soluções, os entes municipais podem economizar recursos públicos, melhorar os serviços de tecnologia, promover a gestão municipal, aumentar a transparência nos processos e compartilhar informações. Um dos exemplos dessas soluções é o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina, que é utilizado por mais de 750 entidades de 268 municípios. 

O Ciga é um órgão público subordinado aos municípios que aderiram ou vão aderir ao consorciamento e deve reger-se pelas normas da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei n.º 11.107, de 6 de abril de 2005, do Decreto n.º 6.017, de 17 de janeiro de 2007 e outras normas pertinentes. Seu propósito é desenvolver e aplicar soluções inovadoras para a gestão pública municipal, promovendo o compartilhamento de recursos e informações, e oferecendo serviços de tecnologia de qualidade.  

O Ciga tem sido fundamental para aprimorar a gestão pública, permitindo que prefeituras e outras entidades alcancem maior eficiência, transparência e economia de recursos. Com a adesão de Laurentino (SC), o Ciga atinge a marca de 100% das cidades de Santa Catarina consorciadas, totalizando 295 municípios.