Laurentino adere ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública durante Marcha dos Municípios em Brasília
Consórcio de Inovação na Gestão Pública alcança 100% de adesão em Santa Catarina com inclusão do município. Participação deve fortalecer a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento local
O último município de Santa Catarina a aderir ao Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) foi oficialmente anunciado durante a Marcha dos Municípios, em Brasília. A reunião do conselho de administração do Ciga marcou a aprovação da Lei 1.496/2023 e a sanção do prefeito Marcelo Tadeo Rocha, de Laurentino.
Com a adesão de Laurentino, o Ciga agora possui 100% de adesão de todos os municípios catarinenses, totalizando 295 municípios. O consórcio tem como objetivo promover a cooperação entre os municípios, visando à melhoria da gestão pública e à promoção do desenvolvimento regional.
O prefeito Ercio Kriek, presidente do Ciga e prefeito de Pomerode, destacou a importância da adesão de Laurentino ao consórcio. “Agora somos toda Santa Catarina. Somos uma autarquia intermunicipal que permitirá execução de políticas públicas, parcerias e disponibilização de plataformas de formas otimizadas e padronizadas.”
A inclusão de Laurentino no Ciga é vista como um marco importante para o município, que poderá agora contar com os benefícios proporcionados pelo Consórcio, como a troca de experiências e conhecimentos entre os gestores públicos, além da possibilidade de participação em projetos conjuntos, adesão a sistemas que ajudem a tornar a cidade mais inteligente e sustentável e economizar recursos públicos com compras compartilhadas. A expectativa é de que a participação de Laurentino no Ciga traga benefícios não só para o município, mas também para a região como um todo, fortalecendo a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento local.
Com a adesão de Laurentino, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública alcança a marca de 100% de adesão em Santa Catarina, consolidando-se como uma importante ferramenta de cooperação entre os municípios do estado. A expectativa é de que a participação de Laurentino no Ciga traga benefícios não só para o município, mas também para a região como um todo, fortalecendo a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento local.
Sobre o Ciga
Desde 2007, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) tem se dedicado a tornar cidades inteligentes e sustentáveis por meio do uso da tecnologia da informação para melhorar a gestão pública. O Ciga é uma pessoa jurídica de direito público que executa a gestão associada de serviços públicos e desenvolve soluções para aperfeiçoar a gestão de prefeituras, câmaras e outras entidades, usando soluções tecnológicas.
Através dessas soluções, os entes municipais podem economizar recursos públicos, melhorar os serviços de tecnologia, promover a gestão municipal, aumentar a transparência nos processos e compartilhar informações. Um dos exemplos dessas soluções é o Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina, que é utilizado por mais de 750 entidades de 268 municípios.
O Ciga é um órgão público subordinado aos municípios que aderiram ou vão aderir ao consorciamento e deve reger-se pelas normas da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei n.º 11.107, de 6 de abril de 2005, do Decreto n.º 6.017, de 17 de janeiro de 2007 e outras normas pertinentes. Seu propósito é desenvolver e aplicar soluções inovadoras para a gestão pública municipal, promovendo o compartilhamento de recursos e informações, e oferecendo serviços de tecnologia de qualidade.
O Ciga tem sido fundamental para aprimorar a gestão pública, permitindo que prefeituras e outras entidades alcancem maior eficiência, transparência e economia de recursos. Com a adesão de Laurentino (SC), o Ciga atinge a marca de 100% das cidades de Santa Catarina consorciadas, totalizando 295 municípios.