Guia Conectividade na Educação auxilia gestores a inovar no ensino público

Guia Conectividade na Educação auxilia gestores a inovar no ensino público

No mês de setembro de 2021 foi lançado o Guia Conectividade na Educação, criado pelo Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (GICE) e publicado pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que apoia as redes públicas de ensino básico a realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem, gerando mais qualidade para a educação, por meio do uso eficaz das tecnologias digitais.

O GICE é formado por entidades governamentais, operadoras, provedores regionais, empresas de tecnologia, associações e organizações do terceiro setor.

Pela primeira vez, gestoras e gestores públicos educacionais terão acesso a parâmetros e orientações de referência para contratar soluções de conectividade para escolas e redes públicas de ensino.

De forma didática, a publicação apresenta o processo de contratação de conectividade em quatro etapas: 

Diagnosticar – avaliação da conectividade existente nas escolas, identificando qualidade de conexão, cobertura, recursos disponíveis e tecnologias existentes;

Planejar – criação de plano para a conectividade na escola, definindo os ambientes internos que serão conectados, os parâmetros de velocidade de internet, distribuição de sinal e os objetos de contratação;

Contratar – definição da estratégia de aquisição de conectividade a partir da análise sobre as formas e modelo de contratação, aliada à identificação das fontes de recursos e políticas de financiamento;

Monitorar – estabelecimento dos indicadores de desempenho a serem monitorados para assegurar o funcionamento e o impacto da solução de conectividade contratada, bem como o gerenciamento da rede, dos dispositivos e dos riscos para garantir o uso responsável e seguro da internet na escola.

Apoio do CIGA à Educação

O CIGA participa do Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação e desenvolve diversas ações voltadas para a inovação no ambiente educacional. Dentre elas o CIGA Educação, que promove iniciativas tecnológicas para apoiar os municípios.


Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, mais de 170 mil contas foram criadas na parceria entre o CIGA e o Google para utilização da plataforma Google for Education, que permite o acesso de professores, alunos e gestores a uma série de ferramentas voltadas para a aprendizagem nas salas de aula, com acesso remoto. No total 79 municípios aderiram ao chamamento público.

O Consórcio também realizou compras compartilhadas que beneficiaram os cofres públicos em prol da educação. Com a ata de registro de preços de equipamentos como chromebooks foram entregues aos alunos das escolas públicas municipais. Os equipamentos foram licitados em regime de outsourcing, ou seja, toda a manutenção e atualização tecnológica estavam inclusas.

Com a compra compartilhada foi possível gerar uma economia em escala. O município de Gaspar (SC) adquiriu 775 chromebooks para a rede de ensino; e Fortaleza, no Ceará, outras 14.430 unidades.