Conselho do CIGA aprova mudança de posicionamento e muito mais

Conselho do CIGA aprova mudança de posicionamento e muito mais

Confira algumas novidades que vão nortear os trabalhos do Consórcio nos próximos anos aprovados pelo Conselho de Administração do CIGA na noite desta segunda-feira (29/11)

O Conselho de Administração do CIGA se reuniu na última segunda-feira para discutir uma série de pautas que vão nortear os trabalhos nos próximos anos. Dentre os assuntos aprovados está o alinhamento dos trabalhos do com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Este é um esforço conjunto de países, empresas, instituições e demais entidades da sociedade civil para assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, combater as mudanças climáticas e promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo.

Com isso o plano de trabalho do CIGA seguirá alinhado com a Agenda 2030, estimulando que municípios consorciados também implementem políticas que permitam alcançar as metas dos ODS, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Uma das propostas abordadas é a adesão ao Distrito Estreitar, que seria formado pelos bairros do Canto, Balneário e Estreito, em Florianópolis, seguindo a metodologia do Distrito Criativo 22@ de Barcelona. Com isso fortaleceria o posicionamento de Santa Catarina como celeiro da inovação no Brasil e trariam ganhos para a economia local, além de tornar o distrito um case para outros municípios.

Planejamento estratégico 2022-2030

O Conselho também aprovou o novo planejamento estratégico do Consórcio para 2022-2030. Com as novas diretrizes haverá mudanças na estrutura interna e um foco maior no propósito de tornar as cidades inteligentes e sustentáveis.

As soluções ganharão destaque nas áreas de educação, saúde, governo digital, transparência e melhorias na arrecadação dos municípios. Para aproximar as iniciativas pública e privada foi lançado o Smart CIGA, que atuará fazendo a análise de soluções que já existem e que podem ser aplicadas a órgãos públicos.

A metodologia OKR passará a ser adotada como maneira de medir os resultados alcançados a cada 3 meses, verificando se a estratégia está sendo aplicada alinhada com o planejamento. As revisões do planejamento serão executadas anualmente.

Nova identidade visual

Alinhada com essas mudanças o CIGA vai passar por uma reformulação da identidade visual da marca e das soluções. O novo foco estará na inovação. Com a alteração a expectativa é passar com mais clareza a proposta de trabalho do Consórcio neste novo momento de transformação por qual estamos passando. O CIGA continuará atuando com soluções ligadas à tecnologia e inovação, que como resultado trazem ganhos dos serviços públicos à população e às gestões das cidades.

Summit Cidades 2021

Todas essas mudanças serão anunciadas ao público durante o Summit Cidades 2021, que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, em Joinville (SC). Além das mudanças de posicionamento o público poderá conhecer de maneira detalhada as soluções propostas pelo CIGA para a melhoria da gestão pública. O evento será realizado pela FEPESE em parceria com o CIGA e as inscrições são gratuitas pelo Sympla.

Parceria com Associações e Federações das Câmaras de Vereadores

O Conselho também aprovou a disponibilização do sistema de processos eletrônicos e-CIGA às associações e federações de câmaras de vereadores sem nenhum custo. O sistema já é gratuito para as associações e federações ligadas aos municípios.

Com isso mais órgãos parceiros terão ganho de eficiência com um sistema moderno para fazer a tramitação e gestão de documentos com foco no setor público. Além disso, o e-CIGA conta com recursos de segurança avançados, como a assinatura digital de cadeira própria (sem custo) ou a utilização de certificados digitais emitidos pelo ICP-Brasil.

Cooperações Técnicas

Também foi aprovada a cooperação técnica com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE) e com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil de Santa Catarina (IEPTB-SC).

Com a aprovação o CIGA segue fortalecendo parcerias regionais que podem trazer ganhos em compartilhamento de informações e recursos importantes aos consorciados.

CIGA Diário para outros estados

O Consórcio iniciou os estudos para a implantação de novos diários oficiais em outros estados da federação. Atualmente o CIGA é o responsável pela operação do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina.

A ferramenta é o mais moderno diário para publicação de atos oficiais do país e conta com recursos como autopublicação, integração com o TCE/SC, assinatura eletrônica digital e uma série de outros recursos. Isso sem contar a economia, que pode chegar a 98% do valor gasto por prefeituras com a publicação de atos oficiais.

Com isso o CIGA passaria a operar com um Diário Nacional dos Municípios, que estaria disponível para órgãos públicos de todo o Brasil, fortalecendo um posicionamento nacional e levando soluções com custo acessível e uma gama avançada de recursos.

Busca da inovação em outros exemplos

Com a recente experiência da participação do Smart City Expo Congress Barcelona 2021 foi aprovada a disponibilização de uma verba para participações em futuras feiras nacionais e internacionais. O objetivo é que essas visitas sirvam de inspiração para trazer novas ideias ligadas à transformação digital, cidades inteligentes e sustentabilidade para o país.

Alinhado a isso, parceria com a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e com a FEPESE em atividades nos eventos também seria reforçada. Com um orçamento dedicado ao tema seria possível implementar uma política de inovação contínua.