Conheça 5 exemplos de gestão pública inovadora

Conheça 5 exemplos de gestão pública inovadora

Conheça 5 exemplos de gestão pública inovadora

No último post falamos sobre inovações tecnológicas e a modernização da gestão pública. Hoje, vamos compartilhar práticas bem sucedidas que estão contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços públicos e promover melhorias na vida das pessoas. Esses exemplos foram finalistas do concurso de práticas para uma gestão pública inovadora, um desafio promovido pelo 3ª Congresso Pernambucano de Municípios.

1) Sala do Empreendedor

A Prefeitura de Recife desenvolve um programa chamado Sala do Empreendedor, que oferece cursos, oficinas, palestras e outras ações voltadas para o fortalecimento dos empreendimentos da população. O programa começou em unidades fixas e com o passar do tempo se tornou itinerante, para facilitar o acesso da população. Incentivar o desenvolvimento de novos negócios é um exemplo de gestão pública inovadora e o projeto tem alcançado bons resultados. Somente em 2015 foram realizados mais de 3 mil atendimentos, que resultaram em 513 formalizações de empreendimentos.

2) Audiência Pública de Prestação de Contas

A Prefeitura de São Bento do Una criou essa prática com a proposta de mostrar à população a origem dos recursos que chegam ao município e como são investidos. São realizadas audiências na Câmara de Vereadores, que são transmitidas via rádios e internet, aproximando a gestão municipal da população. Os encontros acontecem a cada quatro meses e semanalmente é feita uma prestação de contas num programa de rádio. Com o foco em uma gestão pública inovadora, a Prefeitura mantém listas de transmissões no Whatsapp, onde divulga informações sobre a prestação de contas. É uma alternativa que tem se mostrado eficiente para promover a transparência.

3) Acolhimento Humanizado do Serviço de Saúde

A Prefeitura de Ouricuri percebeu nas salas de espera dos postos de saúde, consultórios e hospitais uma oportunidade para fortalecer a gestão pública inovadora. Agora, enquanto aguarda o atendimento de saúde a população de Ouricuri participa de palestras sobre higiene, alimentação saudável, pré-natal e demais cuidados com a saúde. O projeto é desenvolvido por uma equipe multifuncional, que conta com assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e profissionais de educação física. Mais de 80% da população aprovou o projeto de ocupar o tempo ocioso de espera pelo atendimento de saúde.

4) Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária

A Prefeitura de Garanhuns criou esse programa com o intuito de resolver as dificuldades da população em relação a ocupação e renda. Além de oferecer apoio nas questões mais burocráticas, o programa também promove capacitações sobre manipulação de alimentos com o objetivo de formalizar e regularizar os potenciais empreendedores, que passam a ter mais clareza sobre o papel da Vigilância Sanitária e a importância da regularização. A Prefeitura de Garanhuns tornou-se uma referência por alterar o Código Sanitário Municipal e criar uma Política de Inclusão Produtiva para vários tipos de empreendedores.

5) Integração das Ações de Combate ao Aedes Aegypti

Com o aumento dos casos de doenças motivadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Olinda criou diversas ações para prevenir, tratar e monitorar casos de Dengue, Chikungunya, Zica e Microcefalia. A gestão pública inovadora pode promover a ações simples, mas que geram grande impacto, como a plataforma www.olindacontraomosquito.com.br, onde os moradores podem denunciar focos do mosquito e as gestantes podem notificar os sintomas de alguma das doenças causadas pelo mosquito. Com base nas informações recebidas os profissionais de saúde orientam sobre exames e tratamentos médicos.

Que tal implantar alguma dessas ideias na sua prefeitura? Se você também desenvolve ações para uma gestão pública inovadora, compartilhe conosco nos comentários deste post.

 

Foto: Divulgação/Shutterstock

Os comentários estão fechados.