Definida a Data da Marcha dos Municípios 2024

Definida a Data da Marcha dos Municípios 2024

Evento será realizado de 20 a 23 de maio em Brasília. Com a definição de data, prefeitos e demais gestores poderão se programar com antecedência para participação 

O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aprovou o calendário da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, confirmando que o evento ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília. Este encontro anual, considerado o maior evento político da América Latina em número de autoridades, reúne gestores municipais, presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, além de ministros, para discutir questões federativas, programas de governo e distribuição de receitas, entre outros temas de grande importância para os municípios. 

Desde 1998, a Marcha tem sido um espaço crucial de diálogo entre as esferas municipal e nacional, e muitas das conquistas do movimento municipalista tiveram início nas discussões travadas durante este evento. Entre as discussões importantes iniciadas ou sacramentadas durante o evento estão a criação de repasses adicionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da taxa de iluminação pública e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), bem como os repasses bilionários provenientes da cessão onerosa da Petrobras em áreas não concedidas do pré-sal. 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforçou a importância da Marcha, destacando que é uma oportunidade para reunir gestores de todo o país, expondo a realidade dos Municípios brasileiros aos gestores nacionais e buscar melhorias para buscar melhores serviços à população. 

Além das questões políticas, a programação da Marcha dos Municípios inclui a realização de seminários e atendimentos técnicos, bem como uma Feira de Exposições com soluções para municípios, em especial as que envolvem tecnologia. A antecipação da divulgação da data visa permitir que todos os gestores locais e demais interessados possam planejar sua participação neste evento de grande relevância para o fortalecimento do municipalismo no Brasil. Fique atento para a abertura das inscrições, que será amplamente divulgada em breve.