Ciga ganha prêmio LIDE SC de melhor iniciativa na categoria “Iniciativas de Cidades Inteligentes”

Ciga ganha prêmio LIDE SC de melhor iniciativa na categoria “Iniciativas de Cidades Inteligentes”

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) foi o grande vencedor do Prêmio Líderes Regionais Santa Catarina 2023 na categoria “Iniciativas de Cidades Inteligentes”. O prêmio reconhece as empresas e lideranças que se destacam no cenário econômico e social do estado. 

O Ciga é uma entidade pública que oferece soluções tecnológicas para mais de 330 municípios por todo o país, visando melhorar a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Entre as soluções estão o e-CIGA, um sistema de tramitação eletrônica de processos administrativos, o Ciga Obras, sistema de gestão de obras públicas e outras iniciativas que promovem o desenvolvimento de soluções com o compartilhamento de recursos públicos. 

Gilsoni Albino, diretor executivo do Ciga, recebendo o prêmio
Gilsoni Albino, diretor executivo do Ciga, recebendo o prêmio

O prêmio foi entregue na noite de quarta-feira (08/11), na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis, em um evento promovido pelo LIDE SC, um grupo de líderes empresariais que busca fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, jornalistas e personalidades. 

O Ciga concorreu com outras duas iniciativas de cidades inteligentes: o Perini City Lab, um laboratório de inovação urbana que reúne empresas, startups, universidades e poder público para criar soluções para os desafios das cidades, e o Cidade do Conhecimento, um projeto que visa transformar Florianópolis em uma referência nacional e internacional em educação, ciência, tecnologia e inovação. 

Como funciona o prêmio 

Para ser indicado ao prêmio, o Ciga precisou cumprir uma série de requisitos, como estar em atividade há pelo menos um ano, apresentar resultados empresariais relevantes e compromisso com ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, além de demonstrar potencial para disseminação e multiplicação. A seleção dos vencedores é conduzida pelo Comitê Estratégico do LIDE Santa Catarina. 

O Prêmio Líderes é uma celebração do talento, da competência e do comprometimento dos líderes empresariais de Santa Catarina, premiando as instituições que tiveram destaque em suas respectivas categorias na busca de um país mais robusto e competitivo. 

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, prestigiou o evento de premiação
Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, prestigiou o evento de premiação

Neste ano de 2023, o LIDE Santa Catarina realiza a edição que marca celebrando os 11 anos de fundação do LIDE no Estado, reconhecendo as iniciativas que obedecem aos critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança). 

História do Ciga 

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) tem uma história marcante de evolução e adaptação ao cenário dinâmico da gestão pública. Fundado com o propósito de promover a inovação e a eficiência na administração municipal, o Ciga tem suas raízes na busca por soluções tecnológicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável das cidades. 

Iniciando como o Consórcio de Informática na Gestão Municipal, a organização demonstrou ao longo do tempo uma capacidade única de se reinventar para atender às crescentes demandas da gestão pública, com foco nos órgãos municipais (prefeituras, câmaras, associações etc).  

Preamiação ocorreu em novembro em Florianópolis
Premiação ocorreu em novembro em Florianópolis

A transição para Consórcio de Inovação na Gestão Pública, posicionamento adotado no final de 2021, reflete não apenas uma mudança de nome, mas uma transformação profunda na abordagem, incorporando a inovação como um elemento central em seu compromisso com a excelência na prestação de serviços para os municípios consorciados. Essa trajetória destaca o Ciga como um agente significativo na modernização e aprimoramento contínuo da gestão pública municipal. 

O Ciga agradece a todos os seus parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores pelo reconhecimento e pela confiança depositada em seu trabalho. O prêmio é um incentivo para continuar buscando a excelência e a inovação na gestão pública municipal.