CNM elege Ciga como uma das melhores iniciativas para Planejamento Urbano e Regularização Fundiária Urbana

CNM elege Ciga como uma das melhores iniciativas para Planejamento Urbano e Regularização Fundiária Urbana

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou recentemente um guia abordando o tema “Consórcios Públicos na área de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária Urbana”. Esta iniciativa tem como propósito fornecer orientações técnicas e destacar projetos em andamento que contribuem para aprimorar as políticas de gestão urbana por meio de abordagens consorciadas. 

Entre as várias iniciativas analisadas pela CNM, está o  Ciga Geo, um sistema de informações georreferenciadas voltado para a administração do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Este sistema utiliza uma solução tecnológica de georreferenciamento baseada na web, permitindo a consolidação e apresentação gráfica de indicadores e mapas temáticos. Esse enfoque em georreferenciamento possibilita uma análise mais precisa e facilita o planejamento urbano. 

Um dos aspectos mais notáveis do reconhecimento conferido pelo CNM ao Ciga é a economia significativa de recursos que essa iniciativa proporcionou. Com uma economia impressionante de 42,94%, correspondente a cerca de R$ 11 milhões, o Ciga demonstra sua eficácia não apenas na otimização dos processos, mas também na economia de recursos públicos. 

Esse destaque no guia lançado pela CNM ressalta a importância de iniciativas inovadoras no âmbito da gestão pública, especialmente quando se trata de planejamento urbano e regularização fundiária. O Ciga se destaca como um modelo a ser seguido, demonstrando que a união de entes públicos em prol de um propósito pode tornar a Administração Pública mais inovadora, eficaz e proporcionar melhores serviços ao cidadão.  

Para fazer o download do guia acesse https://www.cnm.org.br/biblioteca/exibe/5147