Artigo com experiência de Consórcio Público de Santa Catarina recebe prêmio nacional

Created with Sketch.

Artigo com experiência de Consórcio Público de Santa Catarina recebe prêmio nacional

Consórcio Público de Santa Catarina

Durante o no IV Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na semana passada em João Pessoa, na Paraíba, foi apresentado o artigo “Gestão Municipal Consorciada: a experiência do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA” escrito em coautoria por André Luiz Caneparo Machado, Sílvia Maria Berté Volpato e Gilsoni Lunardi Albino. O artigo foi escolhido como o melhor artigo do Grupo de Trabalho “Governança e Cooperação no Setor Público”.

O evento teve cinco Grupos de Trabalhos que discutiram desde a transparência, governo aberto, participação, e análise de políticas públicas, até questões de organização e gestão e casos de ensino em administração pública. Também foram realizadas sete oficinas, cada uma com duração de dois dias.

Segundo Sílvia , servidora do TCE e aluna da UDESC/ESAG e uma das autoras do artigo, a escolha do tema veio originalmente da novidade do instrumento de gestão de forma consorciada, combinado com a área de atuação em tecnologia da informação para o setor público.

[responsive]WhatsApp Image 2017-05-25 at 17.34.54[/responsive]

Consórcios públicos são importantes instrumentos de Gestão para os municípios.

Em Santa Catarina são pelo menos 42 consórcios públicos ativos, abrangendo áreas de saúde, saneamento, regulação e outros serviços onde possam ocorrer o ganhos de escala ou otimização de serviços de forma conjunta. 

Embora os consórcios públicos tenham tido seu “marco regulatório” a partir da Lei 11.107 de 2005, a história de organização municipal colaborativa em Santa Catarina é bem anterior, iniciada com as associações de municípios há mais de 50 anos.   

Consórcio CIGA marcou presença no Encontro

Para o Presidente do CIGA, Douglas Mello, prefeito de Lebon Régis, que participou do encontro, o evento foi muito significativo abordando boas práticas para a gestão pública no século XXI, destacando medidas para tornar a governança mais eficiente, debateu o perfil do novo gestor público e como aprimorar a qualidade dos serviços públicos, além da integração entre as universidades, sociedade e o serviço público.

A administração pública do século XXI

Uma das conferências internacionais realizadas no Encontro Brasileiro de Administração Pública foi ministrada pelo secretário geral do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), Gregorio Montero. O tema apresentado foi a “Construção da Administração Pública do Século XXI”.

O IV Encontro Nacional de Administração Pública é um importante espaço para o aprendizado, a troca de experiências e a divulgação científica associada à gestão pública. As conferências apresentam um novo cenário para o segmento. Um exemplo foi o tema da palestra do pesquisador Álvaro Vicente Ramirez-Alujas, que falou sobre “A Reforma do Estado e a Modernização da Gestão Pública”.

O IV Encontro Brasileiro de Administração Pública foi promovido pela Sociedade Brasileira de Administração Pública. Saiba mais neste link: https://goo.gl/itHUh2.

 

Foto: Divulgação

 

Os comentários estão fechados.