Artigo com experiência de Consórcio Público de Santa Catarina recebe prêmio nacional

Artigo com experiência de Consórcio Público de Santa Catarina recebe prêmio nacional

Consórcio Público de Santa Catarina

Durante o no IV Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) realizado na semana passada em João Pessoa, na Paraíba, foi apresentado o artigo “Gestão Municipal Consorciada: a experiência do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA” escrito em coautoria por André Luiz Caneparo Machado, Sílvia Maria Berté Volpato e Gilsoni Lunardi Albino. O artigo foi escolhido como o melhor artigo do Grupo de Trabalho “Governança e Cooperação no Setor Público”.

O evento teve cinco Grupos de Trabalhos que discutiram desde a transparência, governo aberto, participação, e análise de políticas públicas, até questões de organização e gestão e casos de ensino em administração pública. Também foram realizadas sete oficinas, cada uma com duração de dois dias.

Segundo Sílvia , servidora do TCE e aluna da UDESC/ESAG e uma das autoras do artigo, a escolha do tema veio originalmente da novidade do instrumento de gestão de forma consorciada, combinado com a área de atuação em tecnologia da informação para o setor público.

[responsive]WhatsApp Image 2017-05-25 at 17.34.54[/responsive]

Consórcios públicos são importantes instrumentos de Gestão para os municípios.

Em Santa Catarina são pelo menos 42 consórcios públicos ativos, abrangendo áreas de saúde, saneamento, regulação e outros serviços onde possam ocorrer o ganhos de escala ou otimização de serviços de forma conjunta. 

Embora os consórcios públicos tenham tido seu “marco regulatório” a partir da Lei 11.107 de 2005, a história de organização municipal colaborativa em Santa Catarina é bem anterior, iniciada com as associações de municípios há mais de 50 anos.   

Consórcio CIGA marcou presença no Encontro

Para o Presidente do CIGA, Douglas Mello, prefeito de Lebon Régis, que participou do encontro, o evento foi muito significativo abordando boas práticas para a gestão pública no século XXI, destacando medidas para tornar a governança mais eficiente, debateu o perfil do novo gestor público e como aprimorar a qualidade dos serviços públicos, além da integração entre as universidades, sociedade e o serviço público.

A administração pública do século XXI

Uma das conferências internacionais realizadas no Encontro Brasileiro de Administração Pública foi ministrada pelo secretário geral do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), Gregorio Montero. O tema apresentado foi a “Construção da Administração Pública do Século XXI”.

O IV Encontro Nacional de Administração Pública é um importante espaço para o aprendizado, a troca de experiências e a divulgação científica associada à gestão pública. As conferências apresentam um novo cenário para o segmento. Um exemplo foi o tema da palestra do pesquisador Álvaro Vicente Ramirez-Alujas, que falou sobre “A Reforma do Estado e a Modernização da Gestão Pública”.

O IV Encontro Brasileiro de Administração Pública foi promovido pela Sociedade Brasileira de Administração Pública. Saiba mais neste link: https://goo.gl/itHUh2.

 

Foto: Divulgação

 

Os comentários estão fechados.