Confira um resumo do que aconteceu no Summit Cidades 2021

Confira um resumo do que aconteceu no Summit Cidades 2021

O Summit Cidades 2021 foi a primeira edição de um evento que reuniu as melhores práticas da inovação focadas na ocupação dos espaços urbanos. Os painéis que ocorreram durante o evento trouxeram exemplos práticos de inovações que podem trazer mais sustentabilidade, utilização de racional de recursos naturais e outras ideias que prometem levar os municípios a perseguir as metas estabelecidas pela ONU na Agenda 2030.

O encontro ocorreu no Ágora Tech Park, em Joinville, Santa Catarina, e reuniu cerca de 300 gestores públicos, representantes de instituições de ensino e empresários. A aproximação destes três setores é fundamental para conseguir execução de medidas que de fato melhorem a vida das pessoas, e estimulem a discussão sobre os melhores caminhos para resolver os problemas urbanos.

Novo CIGA

Durante o Summit Cidades o CIGA realizou sua assembleia geral extraordinária que trouxe uma mudança de posicionamento. O Consórcio de Inovação de Santa Catarina assume agora um posicionamento mais amplo na busca de soluções para resolver problemas em âmbito nacional e alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de acordo com a Agenda 2030 da ONU.

“O CIGA tem um papel fundamental na busca de soluções que atuem de forma coletiva onde o poder público pode atuar. Desde transporte coletivo, energias renováveis, processos eletrônicos. O gestor precisa usar cada vez mais estas ferramentas que estão à disposição e outras que estão sendo criadas. Por isso somos um dos mais importantes consórcios públicos de todo o país”, celebrou Silvio Alexandre Zancanaro, presidente do Consórcio.

Durante o evento o CIGA conduziu uma programação paralela com a apresentação de todo o rol de soluções da organização. Os encontros tiveram foco na didática e na troca de informações, e foram conduzidas por especialistas em cada uma das ferramentas. Para conhecer as soluções acesse o nosso site.

Painéis

As discussões em torno do Summit Cidades ocorreram no âmbito dos painéis. Veja os temas abordos:

  • Meio ambiente, sustentabilidade e energia
  • Mobilidade urbana
  • Inovação e tecnologia impulsionando a saúde pública
  • Desenvolvimento econômico, capital humano e inclusão social
  • Plano diretor para cidades inteligentes e seguras
  • Living labs: materializando ambientes para o desenvolvimento e experimentação de tecnologias e serviços
  • Transformação digital nos serviços públicos
  • Compras públicas inovadoras
  • Visão de futuro (metaverso)

Para conhecer mais detalhes do que aconteceu acesse o Instagram do CIGA

Encontro marcado para 2022

O Summit Cidades é um evento realizado de forma conjunta pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Perini City Lab. Conta com o apoio de apoio de UFSC, CINCATARINA, iCities, Perini Business Park, ARIS e Ágora Tech Park.

A segunda edição do evento está marcada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022 em Florianópolis (SC).