Painel: Compras Públicas Inovadoras – Summit Cidades 2021

Created with Sketch.

Painel: Compras Públicas Inovadoras – Summit Cidades 2021

A gerente administrativa do CIGA, Morgana Arent Michels, fez a moderação do painel 3, que abordou o tema “Compras Públicas Inovadoras”, realizado no Summit Cidades, no último dia 10, em Joinville (SC).

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) promoveu compras compartilhadas que permitiram a economia de milhões de reais nos últimos anos. Uma dessas iniciativas permitiu que os municípios fizessem as aulas das escolas públicas de forma remota no período da pandemia, com a abertura do processo de compra de chromebooks e estações de recarga móvel em Sistema de Registro de Preços, que proporcionou preços mais competitivos. A iniciativa promoveu a inclusão digital de milhões de alunos à rede de ensino.

O consórcio CINCATARINA abordou o sucesso da gestão de frotas de veículos oficiais, que permitiu viabilizar o abastecimento em toda o estado de Santa Catarina, promovendo um melhor nível de serviço e mais economia nas compras compartilhadas entre vários órgãos. O abastecimento pode ser feito com um cartão magnético em toda a rede credenciada. Para conhecer mais acesse o site do CINCATARINA

Já o TCE/SC enfatizou que o órgão atua não somente na área de fiscalização, mas também de forma pedagógica, auxiliando os municípios na contratação de bens e serviços na área tecnológica. A instituição desenvolveu um guia com o passo a passo para auxiliar no planejamento e nestas compras públicas. O download pode ser feito no link https://www.tcesc.tc.br/node/55683

O marco das startups também foi um dos temas debatidos. Com a nova lei de licitações as compras de serviços que envolvem tecnologia ganharam novos instrumentos, como a forma contratação por diálogo competitivo. A expectativa é que a com uma legislação mais moderna a relação entre empresas públicas e privadas seja facilitada, promovendo a inclusão de novos serviços à população de forma mais simples e ágil.

Participaram do painel:
Elói Rönnau – Diretor do CINCATARINA

Cristiano Francis Matos de Macedo – Coordenadoria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (CFTI) do TCE/SC

Vitor Barretta – sócio e coordenador do contencioso na HSR Advocacia e Consultoria, professor especialista em Direito Administrativo.