CIGA participa do Rio Innovation Week

CIGA participa do Rio Innovation Week

O presidente do CIGA e prefeito de Campos Novos (SC), Silvio Alexandre Zancanaro, participou do Rio Innovation Week, a maior feira de inovação da América Latina. O evento está dividido por áreas temáticas que abrigam diversas iniciativas ligadas à inovação. 

“É importante participar de um evento que reúna iniciativas inovadoras em diversas áreas que estão ocorrendo por diversos lugares no Brasil. Santa Catarina veio bem representada por diversas empresas que estão fazendo a diferença em diversas áreas de atuação. É um orgulho ver que nosso estado se tornou um celeiro de inovação no país”, comemorou Zancanaro. 

Na Vila da Ciência estão reunidas mais de 27 entidades ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, como por exemplo autarquias, agências, organizações sociais e unidades de pesquisa. O espaço foi concebido para demonstrar as transformações que estão ocorrendo em benefício da qualidade de vida dos cidadãos. 

Presença do CIGA

A presença do CIGA em eventos nacionais será cada vez mais importante, uma vez que o Consórcio passou por uma mudança de posicionamento no final de 2021. Além de expandir a atuação para um âmbito nacional também ganhou um foco em inovação e proporcionar soluções alinhadas com a Agenda 2030 da ONU. 

“O setor público vem se transformando de forma rápida para atender melhor o cidadão. O nosso grande desafio é fazer essa mudança de paradigma às cidades menores, onde o acesso à tecnologia é mais difícil. Ao adotar um posicionamento nacional estaremos ajudando pequenos municípios de todo o país a alcançar mais eficiência e por consequência melhorar a vida das pessoas”, frisou Zancanaro. 

O analista do CIGA, Bruno Gelako, também marcou presença no evento. “É importante participar de eventos como esse para trazer novas ideias e ver a inovação ocorrendo na prática”, destacou. 

Arenas RIW 2022

Já na arena Sociedade 5.0 os visitantes encontram uma convergência entre esporte, vida, natureza e desenvolvimento humano e social. Aqui estão ocorrendo as discussões sobre como caminhar para o desenvolvimento sustentável e tornar as cidades inteligentes.  

Um dos cases apresentados como referência no Brasil é o Centro de Operações Rio (COR), um local criado em 2010 que reúne mais de 30 serviços público para antecipar decisões estratégicas e gerenciar crises dentro da cidade do Rio. De lá saem alertas meteorológicos, deslocamento de equipes de trânsito e qualquer outra decisão que impacta diretamente na rotina do cidadão.  

Empreendedorismo a serviço da sociedade 

Na Arena Impact Hub é uma arena que reúne em um ecossistema de inovação jovens empreendedores que buscam solução para as questões mais eminentes no país. Velha conhecida dos catarinenses, a rede que também funciona como um coworking está chegando também em terras cariocas. 

A arena SdP Summit é o maior bloco de exposição da feira. Conta com mais de 1.000 startups de todos os cantos do país apresentando soluções para temas como finanças, energia, segurança digital, novos mercados e muito mais. Aqui a regra é apresentar soluções em inovação aberta — algumas que podem trazer um grande potencial de impactar a sociedade. 

Para potencializar essas soluções a organização convidou mais de 19 fundos de Venture Capital que tem capacidade de investir em negócios que podem mudar o dia a dia das pessoas daqui a alguns anos ou o modo como elas se relacionam com a tecnologia.  

Somente na arena SdP Summit mais de 125 especialistas vão ministrar palestras durante os 4 dias de evento, que vai até 16 de janeiro no Jockey Club Brasileiro. Ao todo, mais de 500 especialistas estarão presentes em todos os espaços.  

O Rio Innovation Week encontrou uma fórmula promissora na construção de uma agenda que não segmenta as diversas áreas e segmentos de inovação, proporcionando uma troca interessante entre diversas áreas de conhecimento, tanto do segmento público quanto do segmento privado. Eventos como esse tem a tendencia de consolidar ações efetivas, uma vez que envolve várias partes interessadas para atuar em prol da melhoria de vida das pessoas com o uso da tecnologia. 

Números do evento 

  • 500 palestrantes 
  • 15 palcos 
  • 40 mil m² evento 
  • + de 1.000 startups participando 
  • 190 expositores 
  • Expectativa de público: mais de 45 mil pessoas durante os 4 dias de evento 

Mais informações em https://rioinnovationweek.com.br/