Como Fraiburgo vem usando um sistema de informações georreferenciadas para ajudar no planejamento do município

Como Fraiburgo vem usando um sistema de informações georreferenciadas para ajudar no planejamento do município

Cidadão e gestores poderão ter informações detalhadas sobre imóveis, vias de acesso e informações sobre a biodiversidade da cidade

Já imaginou ter acesso a um verdadeiro raio x da sua cidade? Ou seja, conseguir visualizar informações de geolocalização dos limites de cada bairro, as principais vias ou ainda as estradas na zona rural. Essa é uma tecnologia possível graças à plataforma CIGA GEO. Um sistema de Informações Georreferenciadas (SIG), adquirido pela prefeitura de Fraiburgo (SC), distante 340 km de Florianópolis.

O CIGA GEO é capaz de inserir camadas de dados em cima de mapas digitais, facilitando a tomada de decisões estratégicas para o planejamento urbano, planejamento rural ou até mesmo para a prevenção de desastres naturais.

Fraiburgo cadastrou todas as nascentes de rios, o que possibilita a tomada de decisões mais fáceis em caso de intempéries da natureza, como riscos de deslizamentos. Além disso, todos os prédios públicos estão mapeados no sistema, o que ajudaria um eventual plano de acomodação da população, por exemplo.

Mas Fraiburgo vai além, possibilitando o acesso de informações que ajudam a população a entender informações relevantes sobre os imóveis localizados na cidade. De acordo com o engenheiro da prefeitura, Guilherme Piassa Ferreira, através do CIGA GEO, o fraiburguense poderá facilmente consultar o espelho dos imóveis, tendo acesso a informações detalhadas sobre a sua propriedade, como área total, área construída e regularidade perante o município. Informações que facilitarão, por exemplo, pedidos de unificação, desmembramento, unificação, registro de imóvel, alvarás, entre outros, conferindo mais rapidez aos trâmites internos.

Além disso, a comunicação com os sistemas tributários das prefeituras possibilita a regularização do cadastro imobiliário, otimização da fiscalização dos tributos territoriais, aumento da arrecadação e redução da evasão fiscal, por meio da utilização de informações atualizadas e confiáveis, proporcionando às prefeituras mais recursos advindos de receita própria do município.

Outras funcionalidades do sistema são a visualização do perímetro urbano e rural, principais vias do município, consulta aos limites da cidade; visualização de todos os aparelhos públicos, como praças, prédios da administração, escolas públicas e privadas situadas no município.
Saiba como o CIGA GEO pode ajudar o seu município. Acesse o link https://consorciociga.gov.br/cigageo/