CIGA participa do Smart City Expo Curitiba e se consolida como referência em soluções para cidades inteligentes no Brasil

CIGA participa do Smart City Expo Curitiba e se consolida como referência em soluções para cidades inteligentes no Brasil

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública – CIGA – marcou sua estreia como expositor na edição brasileira do mais importante evento de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo Curitiba 2022. O evento aconteceu de 23 a 25 de março no Parque Barigui, em Curitiba, Paraná. Além de ter tido um dos stands mais movimentados, o evento colocou de vez o Ciga no ecossistema das soluções urbanas do futuro. 

“Este ano vivenciamos um novo momento do CIGA no Smart City Expo Curitiba. Através da nossa parceria com a FEPESE e LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina, tivemos um espaço para apresentar as soluções, projetos e tecnologias disponíveis que oferecemos aos nossos atuais e futuros consorciados”, destacou o presidente do Consórcio e prefeito de Campos Novos (SC), Silvio Alexandre Zancanaro. Ele também ressaltou que eventos como esse são importantes para a descoberta de novas ideias que podem servir de inspiração para construção de novas iniciativas para ajudar as cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Além disso, para o CIGA, o Smart City Curitiba é um verdadeiro ponto de convergência entre os grupos de transformação digital das cidades e estão na vanguarda de soluções para cidades inteligentes. Um momento de diálogo entre os gestores públicos, inclusive para integração de projetos desenvolvidos pelas cidades e que possam ser compartilhados através do Consórcio.

Uma das soluções apresentadas pelo CIGA durante o evento foi o projeto de Videomonitoramento, que inclui ainda o software para exibição e armazenamento das imagens por até 15 dias, postes para instalação e a internet que fará a transmissão das imagens. “Um dispositivo para uma cidade inteligente  com uma forma de contratação muito simplificada e com todo o serviço executado pela iniciativa privada. E que ainda pode ser implantado de forma rápida e com manutenção assegurada”, completou o vice-presidente do Consórcio, prefeito de Pomerode, Ércio Kriek. Os municípios interessados devem ficar atentos à ata de registro de preços com o edital sobre o projeto, disponível na aba Soluções do site.

A terceira edição do Smart City Expo no Brasil faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne anualmente em Barcelona mais de 25 mil participantes de 150 países. E o CIGA também participou em 2021, representado pelo presidente Sílvio Alexandre Zancanaro e o diretor executivo do Consórcio, Gilsoni Lunardi.

A edição de 2022 do Smart City Expo Curitiba trouxe a temática “Society Leading the Urban Future” (O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), e discutiu Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança em uma Sociedade Inteligente; Mobilidade Inteligente para o Futuro e  Cidades Sustentáveis. 

O eixo central do evento este ano foi chamar a atenção para o novo modo de viver que emergiu após a pandemia, e vai explorar os desafios que as cidades devem vencer para melhorar a vida de seus moradores. O Smart City Expo Curitiba realizou mais de 95 palestrantes do mundo todo, 10.200 participantes de forma presencial e on-line. Além de mais de 520 municípios e mais de 30 nacionalidades presentes nesta edição.