Experiência do REGIN é avaliada por comitiva do Pará
O CIGA foi objeto de estudos de uma comitiva do Pará, que está em processo de implantação do REGIN, sistema administrado pelo consórcio e utilizado por 256 municípios. Pelo REGIN passam todos os processos de abertura, alteração ou fechamento das empresas, os processos são abertos a partir do portal da JUCESC e distribuídos eletronicamente aos demais órgãos deliberativos, como Secretaria da Fazenda e Bombeiros.
Os municípios deliberam sobre vários aspectos da abertura de empresas, como alvará de localização, áreas ambientais e econômicas. A comitiva do Pará foi a Joinville para saber na prática como funciona este processo integrado, incluindo o processo de respostas automáticas a atividades de baixo risco.
O analista de sistemas, Marcello Previdi, representou o Consórcio de Informática da Gestão Pública Municipal – CIGA numa reunião em Joinville. O encontro contou com a presença de uma comitiva do Estado do Pará, com mais de dez profissionais representando a Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Receita Estadual, municípios e SEBRAE, dentre outras entidades.
O uso do REGIN em Joinville
A Prefeitura de Joinville destacou representantes da Secretaria do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e Bombeiros Voluntários para compartilhar experiências sobre o Registro Mercantil Integrado – REGIN, um sistema fornecido pelo CIGA para fazer a integração das informações relacionadas ao processo de abertura e alteração de empresas entre o município, a Junta Comercial, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal do Brasil.
O Pará está em fase inicial de implantação do REGIN, ainda não possui integração entre seus órgãos. A visita a Santa Catarina teve como objetivo entender melhor o processo de integração do REGIN e aprender com os erros e acertos de quem já estão num estágio mais avançado de utilização do sistema.
Já publicamos um post aqui no Blog do CIGA descrevendo as funcionalidades do REGIN e as etapas do processo de abertura de uma nova empresa. Confira como o REGIN faz a gestão do registro mercantil. Você também pode entrar em contato com o CIGA para saber mais informações e tirar dúvidas sobre o sistema.
O CIGA, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, oferece um atendimento personalizado aos municípios consorciados que utilizam o REGIN. Com uma comunicação segura os órgãos que utilizam o software podem extrair todas as suas funcionalidades, aplicando melhores técnicas para otimizar os processos.
Como é a abertura de empresas no seu município? Compartilhe conosco as etapas deste processo.
Os comentários estão fechados.