CIGA promove com a Fepese e CinCatarina evento sobre o futuro das cidades

CIGA promove com a Fepese e CinCatarina evento sobre o futuro das cidades

O prefeito de São Martinho e 1º secretário do CIGA, Robson Back representou o presidente do Consórcio, Ércio Kriek, durante o Conecta Fepese ‘Cidades 2030 uma visão de futuro’, nesta segunda-feira (25), em Florianópolis.

O evento promovido pela Fepese Ciga e CinCatarina foi um importante espaço para reflexão sobre o modelo de cidades que buscamos, em equilíbrio com meio ambiente, desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas.

Referência mundial em inovação para as cidades e convidado especial do evento, o consultor espanhol, Josep Pique, destacou a importância de investir no talento na formação de pessoas para esse novo momento da sociedade. Um trabalho que deve ter início desde a infância, preparando a sociedade de forma inclusiva para as novas tecnologias e de consumo sustentável.

Ele destacou ainda sobre a necessidade das cidades criarem alternativas de mobilidade urbana que dispensem o uso de veículos, criando ambientes locais para viver e trabalhar com o mínimo de deslocamento das populações.

Um dos pontos altos do Conecta Fepese foi o momento para debates entre os participantes, que teve à frente Diego Ramos, coordenador de Cidades Inteligentes da Acate. Na oportunidade, os gestores apresentaram diferentes temas, entre eles, o desafio de manter a sociedade alimentada com qualidade, questão apresentada por Fernanda Berti.

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, destacou a importância dos planos diretores no processo, bem como do poder público apoiar a tríplice hélice formada pelas empresas, universidades e governo na construção de soluções inovadoras para as cidades.

Ainda durante o Conecta Fepese, foi feito o lançamento do Summit Cidade 2022, entre os dias 23 e 25 de novembro deste ano, em Florianópolis. O evento trará como tema a expansão do debate sobre sustentabilidade e cidades inteligentes ao grande público e vai colocar a capital de Santa Catarina no roteiro dos grandes eventos sobre Smarts Cities no Brasil.