CIGA apresenta soluções digitais integradas ao Governo Federal em Brasília

CIGA apresenta soluções digitais integradas ao Governo Federal em Brasília

O Consórcio foi convidado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital para falar sobre como tem avançado nos processos digitais e de que forma o Gov.Br tem contribuído às gestões municipais.
O presidente do CIGA e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek foi recebido pelo secretário especial SEDGG, Caio Mário Paes de Andrade. A pasta também é responsável pelo Serpro e Dataprev.

Durante o encontro, em Brasília, que também teve a participação do diretor Gilsoni Lunardi, o presidente Ércio Kriek destacou a relevância do acesso único e os avanços nas assinaturas digitais nas soluções para os municipios integrados ao Gov.Br.

Atualmente o Consórcio tem vários projetos conectados ao Gov.Br, entre eles o e-Ciga. Combinada ao acesso.gov.br, a plataforma disponibiliza soluções de baixo custo aos municípios em serviços digitais e descartando a necessidade de papel.

Além da economia e cuidado ao meio ambiente, o Gov.Br simplifica a identificação das pessoas, já que com os dados dos sistemas federais é possível confirmar a identidade digital de um cidadão sem que ele precise ir à prefeitura.

No e-CIGA poderão ser criados documentos eletrônicos, assinados por pessoal interno e externo do ente, anexá-los aos processos administrativos, tramitar os processos e documentos entre os usuários do ente, inserir marcadores para facilitar o acompanhamento, fazer consultas com agilidade, entre outras funcionalidades.

Outra solução é o CIGA CIM, solução que integra os municípios a REDESIM no processo de abertura de empresas, permitindo criar rotinas de deferimento automatizados, implementando políticas como a Lei de Liberdade econômica, onde em poucos minutos os empreendedores conseguem abrir seus negócios e iniciar suas atividades.