CIGA DADOS – Conheça e saiba como utilizar

CIGA DADOS – Conheça e saiba como utilizar

O CIGA Dados é uma plataforma de dados abertos que permite o acesso ao conteúdo do DOM/SC (Diário Oficial dos Municípios) de maneira fácil e prática, ampliando a disponibilização da informação na internet, inclusive com mecanismos de pesquisa.

O lançamento da plataforma ocorreu na última terça-feira (13/04/2021) durante reunião do Conselho de Administração do CIGA com a participação das Associações de Municípios.

O portal é baseado em ambiente web e disponibiliza a informação de maneira estruturada, facilitando a utilização e análise em massa por consorciados, órgãos de controle, empresas do setor e à população em geral.

“Os municípios de Santa Catarina têm uma história de implantação de programas de transparência e lei de acesso à informação. Uma parte significativa desta transparência tem como alicerce o Diário Oficial dos Municípios, que já é utilizado por 273 municípios.”, ressalta Silvio Alexandre Zancanaro, Presidente do CIGA e Prefeito de Campos Novos/SC.

​O conteúdo em texto das publicações é disponibilizado em conjunto com metadados — como categorias e códigos dos atos, entidades publicadoras, links para as publicações oficiais, com APIs de integração no padrão mundial de dados abertos CKAN. A solução resolve os problemas de erros de leitura e inconsistências na coleta de informações, permitindo a atualização e a coleta automatizada dos mais de 2.8 milhões de atos já publicados.

“O CIGA Dados possibilita, por exemplo, aumentar a concorrência em licitações, participações em concursos públicos e uma série de outras aplicações que vão surgir”, complementa Zancanaro.

COMO ACESSAR

Clicando no link https://dados.ciga.sc.gov.br é possível realizar pesquisas por metadados, como assunto ou data. O acesso é público e não exige cadastro prévio.