CIGA e CEiiA – referência em mobilidade urbana no mundo – estudam parceria

CIGA e CEiiA – referência em mobilidade urbana no mundo – estudam parceria

Dentro do compromisso do CIGA em oferecer soluções para tornar as cidades inteligentes e sustentáveis, recebemos a visita do CEiiA. O centro de inovação português é um dos mais importantes do mundo quando o assunto é mobilidade sustentável. ♻

O objetivo foi conhecer mais sobre o AYR, uma Plataforma de Aceleração da Sustentabilidade para uma sociedade Carbono Zero, ou seja, com cada vez menos emissões de CO2. Através de um ecossistema de mobilidade, o AYR conecta comunidades, pessoas e objetos em rede onde as ações sustentáveis geram criptotokens para troca por bens ou serviços verdes e compensação local das emissões de carbono.

De acordo com Pedro Gaspar, Diretor de Novas Tecnologias de Negócios do CEiiA, a parceria com o CIGA tem um objetivo traçado. “A ideia é fazer chegar ao maior número de cidades a Plataforma de Sustentabilidade AYR, e assim acelerar a descarbonização das cidades e fomentar a criação de novos mercados locais voluntários de carbono como meio de criar valor financeiro e social para a economia local”, pontuou.

Em Santa Catarina, o município de Itajaí já adotou a plataforma e tem tido uma boa adesão da sociedade. Uma iniciativa que deu certo e que é modelo para a ampliação deste tipo de tecnologia no Estado.

“A princípio a ideia é avaliar se o CIGA teria como oferecer essa solução para seus consorciados numa plataforma unificada, inclusive com moedas verdes que possam ser trocadas entre as cidades e até outros países. Vamos discutir o projeto com os gestores municipais além de realizar os estudos econômico e jurídico visando a disponibilização da plataforma a sociedade”, destacou o diretor Gilsoni Lunardi que participou do encontro.