Campos Novos adere a sistema de teleatendimento de saúde
A cidade de Campos Novos (SC) passou a disponibilizar na última semana o atendimento na modalidade telepresencial na rede pública de saúde municipal. A solução tecnológica utilizada foi desenvolvida pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pelo CIGA (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal). No primeiro momento apenas as consultas de psicologia serão abrangidas.
Com a ferramenta é possível ofertar aos municípios consorciados a conexão entre profissionais de saúde a pacientes. O serviço pode ser disponibilizado realizado nas modalidades de teleconsultoria síncrona ou teleinterconsulta, para profissionais de saúde; e em teleconsulta a pacientes.
“Iniciaremos pelo distrito de Barra do Leão, onde já possuímos atendimento presencial, e vamos otimizar o tempo de consulta. Com isso vamos ampliar a nossa capacidade de atendimento, aproximar profissional e paciente, sem perder o vínculo com a unidade básica de saúde da localidade”, destacou Silvio Alexandre Zancanaro, que além de prefeito em Campos Novos também comanda os trabalhos no CIGA.
Em agosto de 2021 UFSC e CIGA firmaram um contrato para o desenvolvimento do módulo do sistema capaz de atender ao setor público municipal. Com a parceria, o CIGA pretende que a ferramenta sirva para melhorar o atendimento de saúde em Santa Catarina, especialmente em municípios do interior que sofrem com a dificuldade na contratação de médicos. Com a dificuldade, muitas cidades acabam tendo que deslocar pacientes a centros de referência ou para a capital.
O Consórcio optou pela solução desenvolvida pela UFSC, que foi desenvolvida em 2005 com a cooperação do Governo do Estado de Santa Catarina, e já estava inserido no contexto da saúde pública catarinense.
O módulo contratado pelo CIGA permitirá o atendimento on-line em uma plataforma que agrega exames de todas as modalidades, teleconsultorias, processos de encaminhamento de pacientes (transferência fora do domicílio ou de alto custo).