CIGA manifesta apoio ao SIG

CIGA manifesta apoio ao SIG

apoio-SIG

Na semana passada o presidente do CIGA e prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, juntamente com a presidente em exercício da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind visitaram hoje o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Luiz Eduardo Cherem, para manifestar apoio ao projeto do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

O que é o SIG?

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) foi proposto pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina para integrar a base de dados das contas pública. Portanto, o objetivo do sistema é interligar as informações de gestão e fiscalização dos 295 municípios catarinenses, Câmaras de Vereadores e suas unidades gestoras ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

Segundo o presidente do CIGA, a iniciativa do projeto SIG vai muito além da integração, pois vai conceder aos prefeitos uma ferramenta de apoio à gestão. Isso porque os prefeitos terão acesso a indicadores fiscais que auxiliarão na gestão pública municipal. “O SIG vai proporcionar aos prefeitos a tomada de decisão apoiada em dados. Isso é excelente, pois dá mais agilidade e transparência, além de tornar os processos mais eficientes.”

Lançamento do SIG

O projeto do SIG foi lançado em agosto deste ano. Na ocasião o presidente do TCE/SC ressaltou a contribuição que o projeto pode trazer para o Estado, com destaque para transparência. “O SIG permitirá o acompanhamento online das atividades entre órgãos de controle externo e as prefeituras”, afirmou Luiz Eduardo Cherem.

Após o lançamento foi criada a Câmara Técnica dos Jurisdicionados do SIG. O grupo é composto por representantes da FECAM, do CIGA, das associações dos municípios, controladores internos, contadores, fiscais, secretários de fazenda e profissionais do setor de licitações e jurídico dos municípios.

Foto: Divulgação