CIGA inaugura novo espaço para ampliar serviços de tecnologia aos municípios

CIGA inaugura novo espaço para ampliar serviços de tecnologia aos municípios

Ambiente ampliado valoriza o desenvolvimento de soluções tecnológicas para tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis

O maior consórcio público de soluções em tecnologia da informação do Brasil inaugura a sua nova sede administrativa no dia 29/11 (quinta-feira) em Florianópolis. O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), integrante do Sistema FECAM, apresentará seu novo espaço no Centro Executivo Imperatriz, no bairro Canto, região continental da capital. O ato festivo será às 17h30 e reunirá prefeitos e prefeitas de todo o Estado, gestores públicos, entidades e lideranças ligadas à tecnologia e à inovação. A confirmação de participação deve ser feita em novasede.ciga.sc.gov.br.

O espaço foi adquirido no mesmo edifício da atual sede do CIGA para atender a crescente demanda de prestação de serviços de tecnologia da informação para uso nos municípios. O propósito perseguido pelo Sistema FECAM é ampliar os serviços e estruturas, e dar subsídio para tornar as cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis.

Agora, a sede do CIGA ocupa todo o primeiro andar do prédio comercial, com área privativa de 470 metros quadrados, maior que o dobro da utilizada anteriormente. “O layout é moderno e segue os conceitos de inovação. Os espaços compartilhados — amplos e abertos — permitem a integração com troca de informações e experiências entre as equipes de trabalho”, destaca o presidente Moisés Diersmann, prefeito de Luzerna. O investimento total com recursos próprios, contemplando as adaptações (mobiliário e equipamentos) para o funcionamento do Consórcio no novo local, foi de R$ 2,94 milhões.

O CIGA, desde a inauguração da sua sede própria em 2015, apresentou expansão no número de consorciados, aumento no número de sistemas contratados e crescimento do seu quadro de pessoal. De 2011 a 2017, cresceu em 203% sua atuação nos municípios consorciados. “Com a ampliação e modernização do espaço conecta-se às características de um ambiente com ecossistema inovador e apresenta condições de ampliar e atender ainda mais as gestões municipais”, acrescenta o diretor executivo, Gilsoni Lunardi Albino. No mesmo edifício funcionam as demais entidades municipalistas – Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Além do atendimento a 291 municípios catarinenses, atualmente o CIGA atende outros 25 municípios brasileiros incluindo sete capitais. Ao todo, são 316 municípios consorciados que contratam os sistemas de informática desenvolvidos pelo CIGA visando redução de custos nas administrações públicas, soluções tecnológicas para a gestão e transparência dos processos. São cerca de 9 mil usuários dos municípios administrando as ferramentas, atendendo população de aproximadamente 16 milhões de habitantes.

O presidente destaca o momento atual em que as prefeituras precisam reduzir custos, enxugar a máquina pública e apresentar grandes resultados. “É preciso recorrer a quem possa ofertar um serviço rápido, de qualidade e com menor custo. Nesse processo o CIGA tem crescido muito e vai crescer ainda mais”, destaca.