AMAI: Associação dos Municípios do Alto Irani completa 38 anos

AMAI: Associação dos Municípios do Alto Irani completa 38 anos

AMAI: Associação dos Municípios do Alto Irani faz 38 anos

Estamos destacando aqui no blog a importância do movimento municipalista para o fortalecimento da gestão pública. Hoje vamos apresentar a Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI, que completa 38 anos neste mês. A AMAI abrange 14 municípios: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

A AMAI foi criada com o objetivo de integrar e promover o desenvolvimento político-administrativo da microrregião do Alto Irani. A sede da Associação fica em Xanxerê e atualmente é presidida pelo prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Fantinelli. São 38 anos de atividades voltadas para a promoção do bem-estar econômico e social da população, por meio da instrumentalização das administrações e dos servidores municipais.

Conheça a estrutura da AMAI

A Associação dos Municípios do Alto Irani possui uma estrutura eficiente e moderna, composta por uma equipe técnica multidisciplinar. São especialistas em diversos segmentos, como: contábil, jurídico, comunicação, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, topografia e agrimensura, tecnologia da informação, entre outros.

Os gestores públicos dos municípios contam com os especialistas da AMAI para organizar, coordenar obras e serviços comuns aos associados. Inclusive, a união dos municípios em prol de causas comuns impulsiona o desenvolvimento integrado e auxilia os gestores municipais e servidores públicos em suas atuações.

Entenda o Movimento Municipalista

O movimento municipalista tem um papel fundamental na consolidação da gestão pública. A AMAI enfatiza em seu site na internet que o movimento municipalista é uma grande rede, que integra mais de 5 mil municípios brasileiros. Só em Santa Catarina são 21 associações que representam os interesses políticos e institucionais das cidades de sua região.

As associações municipais são entidades jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada e estatuto próprio. Portanto, têm autonomia para tomar decisões que beneficiem e atendem aos interesses de seus associados. A estrutura organizacional da AMAI, por exemplo, é composta por assembleia geral, com os prefeitos dos municípios que integram a entidade; um conselho fiscal; diretoria executiva, secretária executiva e departamentos técnicos.

Você conhece o trabalho da associação dos municípios da sua região?

 

Foto: Shutterstock

Os comentários estão fechados.