3 ferramentas para aumentar a produtividade do servidor público

3 ferramentas para aumentar a produtividade do servidor público

3 ferramentas para aumentar a produtividade do servidor público

Como manter o servidor público municipal motivado? Certamente muitos gestores estão em busca desta resposta. Neste post apresentaremos três ferramentas que podem contribuir para organização dos processos e, por consequência, aumentar a produtividade. São soluções gratuitas que podem tornar a gestão mais efetiva e ampliar o desempenho dos servidores públicos, em geral.

Um estudo de caso desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde de Otacílio Costa aborda a importância da motivação no serviço público e descreve-a como ferramenta indispensável para o sucesso do trabalho em qualquer âmbito, seja no serviço público ou privado. A motivação está diretamente ligada à produtividade, pois faz com que o profissional atue com mais excelência e persistência para alcançar suas metas.

Atualmente existem diversas ferramentas de gestão gratuitas e disponíveis para o uso online. Selecionamos três, que são fáceis de usar e podem contribuir para o aumento da produtividade do servidor público. Confira:

1) Trello 

O Trello é uma ferramenta flexível e visual para o gerenciamento de projetos e organização. Com o uso desta solução é possível visualizar todas as etapas de um projeto em um único lugar, desde o planejamento até o andamento de cada etapa da execução. A ferramenta consiste em cartões, com tarefas que podem ser fixadas em listas, conforme vão sendo concluídas basta arrastá-las para a etapa seguinte. Além de manter o fluxo de trabalho organizado, o Trello mantém um histórico de tudo o que foi desenvolvido pela equipe. É uma alternativa para que o servidor público gerencie suas atividades em tempo real, permitindo inclusive o acompanhamento dos gestores de forma instantânea. O Tecmundo publicou um post sobre como sobre como o Trello pode ajudar na organização, vale a pena conferir para entender melhor a ferramenta e a sua aplicabilidade.

2) Google Agenda 

É uma ferramenta para o gerenciamento de agendas, com ela é possível ter maior controle sobre reuniões, eventos e demais atividades. O servidor público que usa o Google Agenda pode facilmente visualizar sua programação, seja por dia, semana ou até mês. É possível criar alertas no Google Agenda para lembrar-se dos compromissos, esses lembretes podem ser enviados tanto por e-mail quando para o celular. No caso da gestão pública municipal é uma alternativa eficaz para o compartilhamento de agenda entre os diversos setores. Além disso, simplifica a atividade das secretárias, uma vez que a agenda pública fica disponível online para a consulta de todos os envolvidos e pessoas autorizadas a visualizarem.

3) Whatsapp 

Esta é outra ferramenta gratuita que se popularizou e pela facilidade da comunicação passou a ser usado também para fins de trabalho. Assim como a iniciativa privada, o serviço público também pode adotar o Whatsapp para simplificar a comunicação entre a equipe. No entanto, é preciso seguir algumas regras básicas para evitar problemas e constrangimentos. A especialista em desenvolvimento de pessoas, Rita Ritz, explicou ao Blog Carreiras que quando os canais de redes sociais eram vinculados somente aos computadores era comum bloqueá-las no ambiente de trabalho. Porém, como hoje essas ferramentas estão disponíveis nos celulares de uso pessoal, os gestores podem criar estratégias para usá-las em prol da produtividade. Para isso, é importante estipular regras prévias sobre as formas de uso do Whatsapp no ambiente de trabalho e para as rotinas profissionais.

Se você é servidor público e usa alguma outra ferramenta para aumentar a produtividade, compartilhe conosco nos comentários.

 

Foto: Shutterstock

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