Transformação digital: municípios de Santa Catarina ganham mais agilidade e eficiência na gestão de processos. Conheça quem são:

Transformação digital: municípios de Santa Catarina ganham mais agilidade e eficiência na gestão de processos. Conheça quem são:

Os municípios consorciados ao Ciga: Grão-Pará, Bom Retiro e Jardinópolis contrataram o e-Ciga, o sistema de processo eletrônico desenvolvido pelo Ciga em cooperação com o CINCATARINA.

Com a adesão ao e-CIGA, os três municípios entram em uma nova era da gestão pública. A partir de agora, eles passam a contar com mais agilidade na tramitação e acesso aos documentos e processos, economia de recursos com menos uso de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e promovendo a transparência governamental.

No e-CIGA poderão ser criados documentos eletrônicos, assinados por pessoal interno e externo do Ente, anexá-los aos Processos Administrativos, tramitar os Processos e Documentos entre os usuários do Órgão, inserir marcadores para facilitar o acompanhamento, fazer consultas com agilidade, entre outras funcionalidades.
A contratação do sistema de Processo Eletrônico (e-Ciga) não abrange os seguintes serviços: visitas in loco; digitalização de documentos; desenvolvimento de fluxos de trabalho; adaptação ou fornecimento de modelos de documentos; e fornecimento de certificados digitais ICP-Brasil.


SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS ELETRÔNICOS

Através de um Acordo entre o CIGA e o Tribunal de contas do Distrito Federal (TCDF), para disponibilização do Sistema e-TCDF foi possível a reformulação do sistema para uso nos entes municipais, o qual foi denominado de e-CIGA. O Sistema de Gerenciamento de Processos Eletrônicos foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar mais agilidade à tramitação dos processos, economizar recursos com menos uso de papel e ajudar o meio ambiente.

O e-CIGA contribui para:
agilizar a tramitação de processos administrativos;
ampliar o acesso e permitir o envio de informações por meio eletrônico;
melhorar a comunicação dos atos processuais;
facilitar a recuperação de dados;
transparência nos processos, podem ser consultados na internet por qualquer pessoa.
O sistema também facilita a gestão de documentos e reduz o uso de papel.

As Associações e Federações de municípios poderão utilizar sem custos o sistema de Processo Eletrônico (e-Ciga), desde que prestem apoio ao sistema e-Ciga nas prefeituras e/ou nos demais entes dos municípios da sua região, por exemplo, por meio da disponibilização de um Administrador Regional.
Os valores referentes à contraprestação financeira foram estabelecidos considerando se haverá ou não administrador local no ente contratante da solução, sendo que os valores são superiores em 80% (oitenta por cento) quando não há administrador local.

Conheça mais sobre os novos consorciados do CIGA:

Grão Pará (SC)

Grão-Pará – o município tem 6.228 habitantes e fica na região sul do Estado, na microrregião de Tubarão. Sua economia está firmada principalmente na suinocultura e na agricultura, tendo como cultura básica o fumo, seguida pelo milho e feijão. Veja mais: https://www.graopara.sc.gov.br

foto

Bom Retiro (SC)

Bom Retiro – a porta de entrada da Serra Catarinense. O município tem uma população de 10 mil habitantes e seu potencial econômico gira em torno do turismo, mas precisamente, ecoturismo. Há inúmeras belezas naturais como montanhas, cachoeiras, vales, e paisagens de campos com araucárias. Descubra mais: https://www.bomretiro.sc.gov.br

Jardinópolis (SC)

Jardinópolis – no Oeste catarinense, o município tem 1546 habitantes e conta com uma economia derivada da agricultura familiar e indústrias de cadeira, madeireira, móveis e jeans. O destaque é para o modo de vida da população, com uma dinâmica interiorana, mantendo aspectos da colonização italiana, cabocla, alemã e polonesa. Conheça mais: https://jardinopolis.sc.gov.br

Quer saber como contratar essa solução para o seu município? Acesse mais informações sobre o e-Ciga AQUI